O Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta terça-feira (2), uma simulação de acidente seguido de incêndio na rua Filinto Muller, no centro de .

A simulação faz parte da programação da Semana Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio (SNPCI), comemorando o Dia Nacional do Bombeiro.

Aproximadamente 15 bombeiros participaram do simulado, que teve como objetivo mostrar a população os procedimentos realizados pelos militares em parceria com os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência), durante um grave acidente com vítimas, seguido de incêndio, além de dicas de segurança, prevenção a acidentes, incêndio e pânico.

Durante a simulação foi utilizado um trem de socorro composto por três viaturas, entre elas uma Unidade de Resgate, uma Viatura de Salvamento e uma Viatura de Combate a Incêndio.

Muitas pessoas que passavam pelo local, pararam para prestigiar o trabalho desenvolvido pelos bombeiros.

Dia Nacional do Bombeiro

O Dia do Bombeiro, comemorado em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.

A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros.