Contrato de limpeza da Câmara sobe de R$ 175 mil para quase meio milhão de reais

O contrato para limpeza da Câmara de Campo Grande teve um aumento de preço de 166% de 2012 para 2013. O valor saltou de R$ 175,2 mil para R$ 467,1 mil por ano. Isto corresponde a R$ 291,9 mil pagos a mais pela Casa de Leis. Em 2010, o mesmo serviço custava aos cofres públicos […]

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O contrato para limpeza da Câmara de Campo Grande teve um aumento de preço de 166% de 2012 para 2013. O valor saltou de R$ 175,2 mil para R$ 467,1 mil por ano. Isto corresponde a R$ 291,9 mil pagos a mais pela Casa de Leis. Em 2010, o mesmo serviço custava aos cofres públicos cerca de R$ 165,6 mil.

Homologado no último dia 29 de abril de 2013, o contrato para ‘limpeza, asseio, conservação predial e jardinagem’ teve como vencedora a empresa Guatós Comércio e Serviços Ltda. A assinatura foi feita no dia 6 de maio pelo presidente da Câmara, vereador Mário César (PMDB) e a representante a empresa, Telma Cristina Fernandes Henriques.

Até o ano de 2012, o serviço era executado pela empresa Luger e custava R$ 14,6 mil por mês, contra os R$ 38,9 mil que serão pagos mensalmente em favor da Guatós, perfazendo um contrato fechado de quase meio milhão de reais.

De acordo com o documento, o valor será pago pela contratação de 14 empregados serventes, 1 líder e 1 jardineiro, os quais trabalharão 8h por dia ou 44h semanais. O documento diz ainda que a Câmara possui área interna de 3.741 m2, com piso frio, carpete e carpete de madeira e área externa (pátios) de 3.638m2 com piso cimentado e asfaltado

Os R$ 467,1 mil não cobrem serviços de limpeza de caixas d’água, desobstrução da rede de águas pluviais, desinsetização e desratização.

Anos anteriores

O ‘salto’ no valor do contrato fica ainda mais evidente se comparado com os valores pagos em anos anteriores. Foi um aumento de 166% ou R$ 291,9 mil, o que corresponde a R$ 24,3 mil pagos a mais, por mês, pelo mesmo serviço de limpeza.

De 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010 a empresa Total Serviços Gerais Ltda fazia o serviço de manutenção e limpeza por R$ 165,6 mil por ano ou R$ R$ 13,8 mil por mês.

Quando o contrato foi renovado, de 01 de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2011 o valor subiu para R$ 175,2 mil ou R$ 14,6 mil por mês, ou seja, reajuste de R$ 800 reais por mês.

Contudo os serviços da Total foram rescindidos em 1º de outubro de 2011 para a entrada da empresa Luger, que assumiu a limpeza da Câmara pelo mesmo valor anual de R$ 175,2 mil.

Assim, o reajuste que em 2011 era de R$ 800 por mês subiu para R$ 24,3 mil mensais. 

Em pagamentos anuais o reajuste salta ainda mais aos olhos. Enquanto em 2011 o aumento foi de R$ 9,6 mil em relação ao contrato anterior, neste ano de 2013 o aumento é de R$ 291,1 mil.

A reportagem entrou em contato com a Casa de Leis para saber o motivo do aumento de 166% do contrato de limpeza, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

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