Congresso que discute mobilidade urbana terá presença de gestores municipais

A diretora da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Katia Castilho e o diretor do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Valter Cortez estão em Brasília (DF) para o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. O congresso é realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e reúne o os dirigentes e profissionais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A diretora da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Katia Castilho e o diretor do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Valter Cortez estão em Brasília (DF) para o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. O congresso é realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e reúne o os dirigentes e profissionais ligados ao setor e secretários de trânsito e transporte de todo país para discutirem os rumos do trânsito, transporte e mobilidade urbana no Brasil. O evento teve início nesta terça-feira (08) e encerra amanhã (10).

“O Congresso é uma oportunidade de novos conhecimentos e de trocar ideias sobre as ações e projetos realizados em outras cidades, os problemas enfrentados na área e as soluções apontadas”, disse a diretora Katia Castilho. O Congresso vai contar também com uma Feira paralela onde poderão ser encontradas novidades na área do transporte e trânsito, equipamentos e softwares.

De acordo com a secretária Kátia Castilho, o Congresso terá temas variados de discussão divididos em vários módulos. As principais questões a serem debatidas estarão voltadas para o tema geral que é Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis. Este tema se desdobrará em três eixos: Planos de Mobilidade Urbana nas cidades brasileiras, Segurança Viária e redução dos acidentes, Meio Ambiente e matriz energética.

Os gestores da área de transporte e trânsito dos municípios terão pela frente discussões que vão reafirmar a importância do papel do transporte público para a construção das cidades brasileiras e, em particular, considerando que estas já reúnem 82% da população do país. As soluções de mobilidade urbana que estão sendo adotadas nas cidades brasileiras poderão contribuir com a qualidade de vida dos seus habitantes. De acordo com a diretora Katia Castilho, o 19º Congresso trará também a avaliação dos resultados e impactos dos projetos que fazem parte dos investimentos reunidos nos Programas de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade.

O módulos a serem apresentados vão abordar as questões urbanas, o meio ambiente e o transporte não motorizado, o marketing e tecnologia, o transporte público e o trânsito. Durante o Congresso os participantes discutirão as práticas adotadas em cidades brasileiras para melhorar a qualidade de vida do usuário do transporte e alternativas como o uso de bicicletas e apresentar o que é uma rede cicloviária. Na área de tecnologia, estarão em discussão as alternativas tecnológicas para ônibus e no setor de mobilidade urbana, o foco serão os corredores de transporte público.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados