Confiança do pequeno empresário para o 3.º tri cai 5,6%
O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) apurado pelo Insper em parceria com o Banco Santander para o terceiro trimestre de 2013 caiu 5,6% na comparação com as expectativas para o segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos). Assim, o levantamento divulgado nesta terça-feira sinaliza que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) apurado pelo Insper em parceria com o Banco Santander para o terceiro trimestre de 2013 caiu 5,6% na comparação com as expectativas para o segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos). Assim, o levantamento divulgado nesta terça-feira sinaliza que os empresários se encontram menos otimistas em relação à economia brasileira do que no período imediatamente anterior.
O resultado também é inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2012 (74,1 pontos) e um pouco menor que no mesmo período de 2011 (72,3 pontos). De acordo com o professor e pesquisador do Insper José Luiz Rossi, o IC-PMN mostra que os pequenos e médios empresários possuem uma perspectiva menos positiva sobre a evolução da economia no curto prazo. “O aumento da incerteza, associada à subida da inflação, são, provavelmente os fatores que provocaram este declínio”, afirma.
As seis questões da pesquisa mostram redução na confiança: economia; ramo de atividade; faturamento; lucro; empregados, e investimento. A queda mais acentuada foi em relação à confiança no crescimento econômico do País. Neste quesito, o indicador caiu de 73,4 pontos no segundo trimestre para 66,2 no terceiro trimestre.
Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários do comércio, cujo índice atingiu 70,7 pontos ante 75,7 no trimestre anterior. O setor de serviços atingiu 71,2 pontos ante 74,5; e o setor industrial alcançou 71 8 pontos ante 75. A diminuição na confiança se mostrou difundida entre as diferentes regiões do País – todas apresentaram declínio, em especial Sul e Centro-Oeste, com resultados pontuados em 69,1 pontos e 70,1 pontos, respectivamente. A Região Sudeste registrou 71,9 pontos e a mais otimista foi a Norte, com 72 pontos. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 7 e foram ouvidos 1.297 empresários.
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar cai com China e commodities, após ajuste de alta na abertura
No radar está a decisão do Copom, na quarta-feira, 11,
Idosa cai em golpe do pix e perde quase R$ 10,5 mil em MS
A vítima recebeu uma mensagem em seu WhatsApp de um suposto gerente bancário
Presidente do TJMS investigado por venda de sentenças tira tornozeleira após decisão do STF
Decisão permite que Sérgio Fernandes Martins retorne ao cargo
Justiça concede liberdade a ‘Acumulador da Rua Planalto’ com uso de tornozeleira eletrônica
Acumulador foi preso em agosto e no último dia 13 de novembro a defesa entrou com pedido de liberdade provisória
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.