Condenados do mensalão devem ser enviados ao DF antes de cumprir penas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, quer que os condenados no processo do mensalão cumpram pena após passarem por Brasília, onde o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal definiria o local onde cada penalizado vai cumprir pena. A avaliação ocorre um dia após a corte ter decidido pela […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, quer que os condenados no processo do mensalão cumpram pena após passarem por Brasília, onde o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal definiria o local onde cada penalizado vai cumprir pena. A avaliação ocorre um dia após a corte ter decidido pela prisão imediata daqueles que têm processos sem possibilidade de recuso. As penas devem ser cumpridas em presídios próximos ao domicílio ou local de trabalho do condenado.

Segundo interlocutores do STF, a previsão é que os mandados só sejam cumpridos na semana que vem. Mais cedo, antes da sessão desta quinta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello deu uma sinalização na mesma direção ao dizer que “não é praxe” o cumprimento de mandados em domingos e feriados. O ministro também disse acreditar que os réus se apresentarão voluntariamente.

Ontem, o STF decidiu pela prisão imediata dos réus, dentre eles o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoino (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Ainda é aguardada uma análise por parte da Corte para avaliar a extensão da decisão em relação ao número de réus.

Conteúdos relacionados