Concorrentes reclamam de panfleto distribuído na Santa Casa com nome de corretora para DPVAT

Familiares de pacientes que recebem atendimento médico na Santa Casa de Campo Grande após acidentes de trânsito reclamam que estariam recebendo no hospital orientação para recorrer a uma seguradora particular na hora de requerer o DPVAT, seguro para vítimas do trânsito de acesso gratuito. A prática tem prejudicado outras empresas, que acusam a ABCG de […]

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Familiares de pacientes que recebem atendimento médico na Santa Casa de Campo Grande após acidentes de trânsito reclamam que estariam recebendo no hospital orientação para recorrer a uma seguradora particular na hora de requerer o DPVAT, seguro para vítimas do trânsito de acesso gratuito. A prática tem prejudicado outras empresas, que acusam a ABCG de favorecer uma concorrente.

Um panfleto entregue no momento em que é feito o pedido de retirada de prontuário médico no Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) reúne as orientações básicas para ter o benefício e dados de contato para a empresa Centauro Vida e Previdência, que não tem filial em Campo Grande e funciona em Curitiba (PR). A reportagem esteve na Santa Casa e constatou a entrega do documento.

Segundo a proprietária de uma empresa que presta assessoria para encaminhamentos do Dpvat a iniciativa é desleal. “Existem várias seguradoras do país e em Campo Grande. Não seria correto favorecer apenas uma empresa”, afirma. O papel possui inclusive a marca do Sincor-MS, indicado como local de atendimento para o paciente que deseja dar entrada ao seguro. Porém, no tópico ‘Saiba mais’ é indicado o site da Centauro como local para tirar dúvidas.

O DPVAT é um seguro pago junto com o IPVA para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros, mas que não cobre danos materiais. A entrada do pedido é 100% grátis e não deve ser entregue por terceiros, sendo que o acompanhamento também deve ser feito pelo acidentado que tem direito à indenização.

A assessoria de imprensa da Santa Casa confirmou a entrega dos panfletos, no entanto a justificativa é de que o setor não possui recursos para emitir materiais próprios da unidade para informar sobre a gratuidade do Dpvat e, por isto, procurou materiais do tipo junto ao Sincor-MS. A Santa Casa garante que não existe indicação de nenhuma empresa para fazer o serviço, havendo inclusive uma política de informar aos pacientes que não é necessária seguradora para intermediar o serviço. “Estes atravessadores costumam cobrar de 30% a 40% do valor do seguro”, alegam.

O Sincor-MS afirmou apenas que monta os processos para mandar diretamente à seguradora Líder DPVAT, a única empresa autorizada nacionalmente para acompanhar os pedidos de indenização. Segundo eles, a decisão de utilização a marca do sindicato por alguma empresa deve passar pela diretoria da entidade.

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