Comper promove degustação de queijos e vinhos nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26/7), a partir das 18h, acontece na cozinha experimental do Hipercenter Jardim dos Estados, em Campo Grande, mais uma degustação de queijos e vinhos. Desta vez, o evento direcionado a clientes e apreciadores da bebida, será comandado pela enófila Miriam Aranzini. Gatrônoma formada em 2005 pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta sexta-feira (26/7), a partir das 18h, acontece na cozinha experimental do Hipercenter Jardim dos Estados, em Campo Grande, mais uma degustação de queijos e vinhos. Desta vez, o evento direcionado a clientes e apreciadores da bebida, será comandado pela enófila Miriam Aranzini.

Gatrônoma formada em 2005 pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, a enófila disse que a paixão e os conhecimentos específicos sobre o mundo dos vinhos foram adquiridos durante três meses de estudos enológicos dentro do curso de Gastronomia e também de um trabalho mais extenso que fez na capital paulista, quando atuou numa enoteca italiana, chamada Acqua Santa.

Atualmente, Miriam atua como consultora, personal chef e docente do curso de Gastronomia do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Campo Grande. Ela acredita que cursos relacionados a vinhos são importantes, pois o interesse dos consumidores brasileiros sobre a bebida tem aumentado.

Apesar disso, Miriam destaca que os consumidores ainda têm poucas informações quando o assunto é a compra e escolha de rótulos. “Muitas pessoas, às vezes, não sabem que vinho comprar para levar numa festa, qual tem o melhor custo benefício, quais vinhos servem para harmonização com seu jantar e também qual a melhor forma de harmonizar a bebida com queijos”.

Segundo a enófila, os melhores vinhos para se degustar no inverno são os tintos e fortificados, servidos em temperatura mais alta e que possuem maior graduação alcoólica. Já os queijos mais adequados para esta estação são os de massa dura, como grana, parmesão, os azuis do tipo gorgonzola e também a mistura clássica de gruyère e emmental, muito utilizado em fondues.

Para a harmonização que acontecerá na cozinha experimental será degustada uma gama completa de vinhos, de acordo com Miriam. A enófila disse que serão servidos vinhos brut, espumantes moscatel, rosé, branco, tinto leve, tinto encorpado e fortificado. As bebidas serão harmonizadas com queijos de todos os grupos: gorgonzola, gruyère, emmental, minas frescal, provolone, cottage, grana padano, brie, prima donna e parmesão de faixa azul.

Conteúdos relacionados