Começou nesta terça-feira (5) a campanha Papai Noel dos Correios. Esta será a 24ª edição do evento, que tem como objetivo dar uma resposta às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, se possível, atender aos pedidos de presentes feitos por crianças em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com os Correios, nos últimos 3 anos, foram recebidas 3,4 milhões de cartas. Deste total, foram selecionadas pouco mais de 2 milhões de cartas e 1,5 milhão foi adotada. Além de contar com a ajuda de 120 mil empregados dos Correios, o projeto envolveu nos últimos três anos mais de 12 mil voluntários.

A adoção de cartas é feita da mesma maneira em todo o Brasil. Depois de enviadas pelas crianças, elas são lidas, selecionadas e então disponibilizadas para adoção de algum padrinho. Interessados em adotar uma carta devem, primeiro, conhecer o cronograma regional da campanha disponibilizado no site dos Correios e irem a um dos pontos de adoção. No ato da retirada da carta deverão ser informados nome e telefone de contato.

Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas. Não há limite de cartas por padrinho, mas o padrinho é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Segundo os Correios, a desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho. A empresa pede que nos caso em que será enviado mais de um brinquedo para a mesma , se faça em um único pacote, utilizando caixa ou papel pardo.

Caso o brinquedo seja frágil, é aconselhável que ele seja acondicionado de forma adequada, utilizando caixa e que nela esteja escrito de forma visível a palavra “Frágil”. Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é este número que identificará o endereço da cartinha adotada.

É sugerido que se escreva este número de identificação na embalagem do presente. A entrega do presente deve ser feita nos locais e prazos definidos pelos Correios da localidade. Os Correios informam ser proibida a inserção de qualquer dado para contato posterior pela criança com o padrinho.

As datas da campanha podem variar em cada Estado. Outras informações sobre o Papai Noel dos Correios podem ser obtidas pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).