Geral

Com mais de 2.500 confirmações, “Toplessaço” invadirá Ipanema na abertura do verão

Point do verão, a praia de Ipanema, na zona sul do Rio, tem promessas de agitação e polêmica para o próximo dia 21, um sábado que marcará o começo da estação do sol. Pelo Facebook, a atriz Ana Rios resolveu organizar um protesto por uma praia com menos tabus e onde os corpos, nus ou […]

Arquivo Publicado em 05/12/2013, às 15h06

None

Point do verão, a praia de Ipanema, na zona sul do Rio, tem promessas de agitação e polêmica para o próximo dia 21, um sábado que marcará o começo da estação do sol. Pelo Facebook, a atriz Ana Rios resolveu organizar um protesto por uma praia com menos tabus e onde os corpos, nus ou não, sejam vistos de forma mais natural. Outros pontos, como uso de camisinha e igualdade entre homens e mulheres abastecem os manifestantes. O “Toplessaço” já conseguiu mais de 2.500 confirmações.


Ana Rios, idealizadora da manifestação, diz que ideia surgiu após a confusão gerada na Marcha das Vadias de julho passado, durante a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, o movimento foi alvo de críticas, após alguns manifestantes quebrarem crucifixos e imagens sacras na praia de Copacabana.


Na página do Facebbok, uma mensagem explica os objetivos do protesto: “Só em uma cidade machista e violenta como a que vivemos o topless pode ser caso de polícia! Pelo fim da criminalizarão dos nossos corpos, das formas femininas. O atentado ao pudor nas praias são muitos outros. Pela naturalização dos corpos! Pelo fim da repressão policial e governamental dos nossos corpos.. Vamos tirar o biquini!! Mulheres, homens, crianças, idosos e todos nós.. Juntem-se em um único topless!”


Ana e Bruna Oliveira, a amiga que embarcou na ideia, estão ansiosas pela manifestação do dia 21.


As meninas pediram também que o ato se espalhe por onde for possível: “O ato esta marcado para acontecer simultaneamente, de forma descentralizada na praia de Ipanema.. Mas multiplicações em outras praias do rio, do brasil e do mundo, são muito bem vindas!!!”

Jornal Midiamax