Depois de 84 partidas na fase de classificação para apontar os oito melhores, começa neste fim de semana as quartas de final do Campeonato Estadual de . Cene, Ivinhema, Aquidauanense, Naviraiense, Itaporã, Sete de Dourados, Novoperário e Misto começam os confrontos em ida e volta por vagas na semifinal. Segundo o regulamento, equipes com campanha superior a do adversário na primeira fase levam vantagem em caso de empate após as duas partidas a serem disputadas.

O jogo que abre as quartas acontece neste sábado (30), às 19h, no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas. Quarto colocado do Grupo A, o Misto recebe o Ivinhema, líder do A, reeditando o mesmo confronto do ano passado. Na oportunidade, o Misto, também em desvantagem, ficou com a vaga ao bater o Azulão fora de casa na partida de volta. Para o confronto, os dois times receberam um presente do TJD-MS. Augusto, do Ivinhema, e Cristiano, do Misto, estariam fora por terem sido punidos em julgamento realizado na última quarta-feira, mas uma decisão do mesmo Tribunal no dia seguinte liberou os atletas para o confronto.

Ainda no sábado, mas às 20h, no Estádio Douradão, o Sete de Dourados, quarto colocado do Grupo B, joga contra o Cene, primeiro do A. As duas equipes não se enfrentavam oficialmente desde 2009 – em 2012 o Sete venceu o adversário em um amistoso por 4 a 0 – e até então a vantagem do Furacão Amarelo é incontestável. Foram seis jogos com apenas um empate e cinco vitórias do Cene. Para esta partida, novidades dos dois lados. O Cene trouxe de volta o meia Biro que já atuou pelo clube e estava no América-SP enquanto o Sete contratou o volante Pedrinho que defendia o Santacruzense na Série A2 paulista.

Os outros dois jogos da fase acontecem no domingo (31), às 15h. No Estádio Chavinha, Itaporã, terceiro do Grupo B, joga contra o segundo do B, Aquidauanense. Na história, esse é terceiro confronto entre os times que tem uma vitória para cada lado no Estadual 2009. No Estádio Morenão, o Novoperário, terceiro do Grupo A, recebe o Naviraiense, vice líder do B e maior beneficiário do perdão de Páscoa do TJD-MS. Nada menos que o técnico Paulinho Rezende, o preparador físico Éverton Paulista e os jogadores Vínicius e Fábio foram perdoados e podem trabalhar normalmente na partida. Aliás, esse será o primeiro jogo em que Paulinho atuará contra o Novoperário, time que dirigiu na Série B em 2012 levando-o ao título.