Com campeonatos e apresentações, Game Show recebe 6 mil pessoas por dia

A terceira edição do Campo Grande Game Show, um dos maiores eventos de entretenimento digital da região Centro-Oeste, está recebendo cerca de seis mil pessoas por dia, público ainda melhor do que as edições anteriores do evento. O sucesso, inclusive, já resultou em pedidos para “exportar” o produto regional para outras capitais brasileiras. “Estamos com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A terceira edição do Campo Grande Game Show, um dos maiores eventos de entretenimento digital da região Centro-Oeste, está recebendo cerca de seis mil pessoas por dia, público ainda melhor do que as edições anteriores do evento. O sucesso, inclusive, já resultou em pedidos para “exportar” o produto regional para outras capitais brasileiras.

“Estamos com uma expectativa de superar as edições passadas, quando recebemos mais ou menos 100 mil pessoas em 15 dias. Nesta terceira edição, além de termos 16 dias, ainda pegamos a época de carnaval, quando não cabia mais gente aqui”, afirmou Cleidson Lima, jornalista, organizador do Game Show e dono da coleção de videogames em exposição (e que podem ser jogados), que leva os visitantes “à loucura”.

Cleidson acompanhava neste sábado (16) as eliminatórias do futebol digital, e se disse maravilhado com o tanto de aficionados por videogame que Campo Grande abriga. As opções de diversão são muitas também neste domingo (confira no fim da matéria).

Segundo Cleidson, a interatividade do Game Show, com campeonatos e jogos, em especial os de futebol, a possibilidade dos visitantes jogarem em videogames da época “jurássica” e os atuais – do atari ao Playstation 3 -, faz com que o evento seja um sucesso reconhecido também fora de Campo Grande.

O organizador confessou que já tem propostas de exportar o Game Show para outras capitais, como Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). “É um trabalho muito grande, são seis meses de correria e preparação, todo mundo ajuda”, explicou Cleidson, que recebe o apoio e ajuda da esposa, a também jornalista Janaína Ivo.

O Campo Grande Game Show é realizado na praça de eventos do shopping Norte Sul Plazza e segue até o dia 24 de fevereiro. No último dia ocorrerá o 1º Concurso Sesc de Cosplay, mas as inscrições para os interessados vão até o dia 20.

Campeonatos

Os aficionados por esportes podem acompanhar de pertinho, na Arena Show de Bola SESC, neste fim de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, das 14h às 20 horas, as eliminatórias do Fifa 13 e do PES 2013, no Playstation 3 – os dois games de futebol virtual mais jogados no mundo. Ao todo, 64 atletas virtuais, 32 no Fifa 13 e 32 no PES 2013, vão disputar vaga para a grande final, que acontecerá no sábado dia 23 de fevereiro, a partir das 14h.

Robôs

Robôs vão invadir a terceira edição do Campo Grande Game Show até o domingo (17). Numa iniciativa do Senac/MS em parceria com a UFMS/FACOM, o público vai se divertir em circuitos de corridas e até jogo de futebol entre robôs. De acordo com professor UFMS, Edson Takashi Matsubara, essa iniciativa utiliza jogos para apresentar conceitos fundamentais de computação como algoritmos, lógica de programação, circuitos digitais e robótica de maneira lúdica e interativa.

E atividades não vão faltar para atrair o público. No espaço do Senac Tecnologia será montado uma pista de corrida para robôs com regras similares ao jogo Mario Kart. Cada robô possui um sensor de cor de modo a detectarem as marcações no chão da pista (etiquetas coloridas).

Cada cor irá alterar o comportamento do robô para andar mais rápido, mais devagar, andar tendendo para esquerda e direita, entre outros. A corrida será realizada entre quatro robôs e serão controlados por quatro joysticks. Matsubara explica que os robôs utilizados nesta tarefa são educacionais de fácil acesso e de baixo custo (aproximadamente R$ 35) e podem ser construídos por alunos de ensino médio.

Paralelamente a pista, haverá um espaço para o futebol entre robôs. Serão apresentados os robôs participantes da Competição Latino Americana de Robótica (Latin American Robotics Competition – LARC 2012) que ganharam o troféu de terceiro colocado. A arena é similar a um campo de futebol onde cada time é composto por três robôs que são remotamente controlados por um computador.

As novidades não ficarão restritas ao solo. Sobre as arenas, de hora em hora, público vai conferir o Tricóptero e o Hexacóptero que sobrevoará a área do Campo Grande Game Show. A bordo do Hexacóptero será colocado uma câmera de vídeo que transmitirá para o telão a imagem visualizada pelo Hexa. Ambos foram construídos no Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) da UFMS.

Serviço

O 3º Campo Grande Game Show, com patrocínio da NET e apoio Senac/MS, Sesc/MS, ACICG – Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Abraão Games, Vizion e Norte Sul Plaza, numa realização da Travel Way, é um evento gratuito, aberto das 14h às 20h, na praça de eventos do shopping. Para saber mais informações sobre o maior evento de entretenimento digital do Centro-Oeste, basta acessar o Facebook (www.facebook.com/cggameshow).

Conteúdos relacionados