Com amadores, Taiti já se sente vencedor na Copa das Confederações
O Taiti será representado na Copa das Confederações por uma seleção praticamente amadora – apenas um jogador atua profissionalmente, o atacante Marama Vahirua – em sua primeira participação no torneio. O pequeno país da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, tem professores, administradores e outros profissionais da área de serviços que nas horas vagas praticam futebol. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Taiti será representado na Copa das Confederações por uma seleção praticamente amadora – apenas um jogador atua profissionalmente, o atacante Marama Vahirua – em sua primeira participação no torneio. O pequeno país da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, tem professores, administradores e outros profissionais da área de serviços que nas horas vagas praticam futebol.
Mas nos últimos anos a equipe deu um salto regionalmente e conseguiu participar do Mundial Sub-20 no Egito, em 2009, e no ano passado confirmou a vaga para a competição no Brasil ao ganhar a Copa das Nações da Oceania pela primeira vez na história. “Foi um feito para o nosso pequeno país, pois nunca saímos do continente para uma disputa internacional no nível adulto”, conta o técnico Eddy Etaeta, que é um dos incentivadores do esporte em seu país.
Além de comandar a seleção desde 2010, ele também ajuda a organizar torneios e tem contato permanente com as categorias de base. Seu sonho era que o Brasil um dia pudesse ir para sua ilha da mesma forma que fez com a visita da seleção ao Haiti, em 2004 “Acho que isso nos ajudaria a gente a ter um grande salto.”
De qualquer forma, ele fará o caminho inverso com seus atletas e virá para o Brasil após um período de treinos na Guiana Francesa Ciente das dificuldades – vai enfrentar na estreia a Nigéria, depois a campeã mundial Espanha no Maracanã e por último o forte Uruguai em Recife -, Etaeta garante que só a presença na competição já é uma vitória para seu país.
O treinador garante que o elenco está animado para a disputa e sabe que Vahirua, que atua no futebol grego, pode ajudar a concretizar o sonho de marcar um gol na competição por ter grande experiência internacional. Uma curiosidade da seleção é que a família Tehau tem quatro membros na equipe: os irmãos Jonathan, Alvin e Lorenzo, além do primo Teaouni. Na briga pela vaga na Copa das Confederações, a família garantiu 15 dos 20 gols do Taiti.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.