Coleta de lixo é o único serviço público aprovado em Campo Grande, diz pesquisa

O mérito não é da administração do prefeito Bernal, pois os entrevistados consideram que o serviço já eram bom na gestão de Nelsinho Trad

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O mérito não é da administração do prefeito Bernal, pois os entrevistados consideram que o serviço já eram bom na gestão de Nelsinho Trad

A baixa avaliação da gestão do prefeito Alcides Bernal e o percentual de apenas 33% que repetiriam o voto, segundo pesquisa Ibrape, podem ser decorrência da péssima avaliação dos serviços públicos prestados à população.

Tal como transporte coletivo e educação, os demais serviços oferecidos pela prefeitura, exceto a coleta de lixo, são considerados ruins pela população, segundo a pesquisa.

Coleta de Lixo

A coleta de lixo é o único serviço público da administração do prefeito Alcides Bernal aprovado pela população. Segundo o Instituto Ibrape, 66% dos entrevistados consideram ótima e boa o serviço de limpeza de Campo Grande. Apenas 10% entendem que a coleta é ruim ou péssima.

Aprovação mantida
E o resultado não é mérito da atual administração. Em resposta à pergunta “se o serviço, melhorou, está igual ou piorou”, 63% disseram que a limpeza da cidade já era boa na gestão do prefeito Nelsinho Trad. 24% acrescentam que o serviço melhorou e apenas 8% acham que piorou.

Atraso no pagamento
Desde o início da administração o prefeito, como aplicado de forma geral a fornecedores, mantém em atraso o pagamento da Solurb, empresa responsável pelo serviço de limpeza de Campo Grande. A empresa já chegou a interromper o serviço para receber uma das parcelas.

Mesmo assim, a prefeitura tem pago o serviço de coleta mediante notificação de atraso, sendo a inadimplência em média de 90 dias.

Segundo a reportagem apurou, a prefeitura tem pago o serviço de coleta mediante notificação de atraso, sendo a inadimplência em média de 90 dias. Estariam pendentes de pagamento os meses de agosto e setembro. O secretário Vanderlei Ben-Hur foi procurado, mas a secretária informou que ele está na Câmara Municipal.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o pagamento para a Solurb está em dia. O contrato foi suspenso pela Justiça, mas a Solurb mantém o serviço de limpeza urbana por mais dez meses, tempo suficiente para que a Prefeitura de Campo Grande realize uma nova licitação.

Saúde

Tema principal da campanha eleitoral de todos os candidatos, a assistência médica e atendimento nos postos de saúde e hospitais é de péssima qualidade para 72% dos entrevistados. Apenas 6% consideram ótima e boa.

Piorou
Além de mal avaliada os entrevistados consideram que a saúde piorou. 60% consideram que o serviço era melhor no governo do ex-prefeito Nelsinho Trad. Apenas 16% dizem que o serviço melhorou.

Assistência Social

O programa de assistência social aos carentes oferecido pela prefeitura é considerado de ruim ou péssima qualidade por 52% dos entrevistados. Apenas 12% avaliam como ótima ou boa.
 
Piorou
Considerado ruim o serviço ainda piorou para 50% dos entrevistados. Apenas 12% dizem que a assistência prestada melhorou em relação ao à gestão do ex-prefeito Nelsinho.

Trânsito

Considerado caótico pelo candidato Alcides Bernal, que venceu a eleição com a promessa de humanização, o trânsito da cidade é considerado ruim ou péssimo por 61% dos entrevistados e apenas 12% dizem que é bom ou ótimo.

Piorou
E se está ruim, o trânsito piorou para 51% dos entrevistados e apenas 15% acham que melhorou.

Conservação de ruas e avenidas

Após a saúde, a conservação de ruas e avenidas tem o pior índice de avaliação. 68% consideram o serviço ruim ou péssimo. Apenas 10% dizem que a manutenção das ruas e avenidas é ótima e boa.

Piorou
A situação das ruas e avenidas está em pior qualidade para 67% comprativamente à gestão de Nelsinho Trad. Apenas 13% acham que o prefeito cumpriu a promessa de renovar as ruas e avenidas e pôr fim ao tapa-buraco.
(Matéria alterada às 11h05 para acréscimo de informações)

 

 

Conteúdos relacionados