Clima “esquenta” na Fazenda Cambará e Índios e fazendeiros não se entendem

No inicio da tarde desta quinta-feira (16) o clima na região da fazenda Cambará ficou tenso com a chegada do produtor rural Vanth Vani Filho, logo na entrada de sua fazenda os índios se reuniram para falar sobre a ocupação. Por pouco não houve um enfrentamento entre índios e fazendeiros, na Fazenda Cambará a conversa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No inicio da tarde desta quinta-feira (16) o clima na região da fazenda Cambará ficou tenso com a chegada do produtor rural Vanth Vani Filho, logo na entrada de sua fazenda os índios se reuniram para falar sobre a ocupação.

Por pouco não houve um enfrentamento entre índios e fazendeiros, na Fazenda Cambará a conversa durou quase uma hora e não culminou em um desdobramento positivo.

As discussões foram intensas, por um lado o produtor rural Vanth tentava explicar que a invasão por parte dos índios era inútil, pois não surtiria efeito na resolução do problema, “vocês deveriam invadir a Funai, ou então ir até Brasília, mas aqui nada vão resolver”, destacou o fazendeiro. Por outro lado, líderes indígenas afirmaram que não esperam atitudes do governo e vão agir por conta própria.

O vereador Cledinaldo (PP) que é índio, ajudou a intermediar a discussão e se colocou a disposição para ir a Brasília buscar apoio do governo federal para que pague pelas terras e as repasse aos indígenas, de acordo com o vereador, sua classe vive como favelados “espremidos” e sem condições de produzir sustento proveniente da terra, por isso tem direito de reivindica-la, por outro lado o fazendeiro precisa receber por sua propriedade.

Na fazenda Buriti a questão é a mesma, Ricardo Bacha chegou na fazenda e não obteve um entendimento com os índios, a Polícia Federal está no local, porém os índios resistem.

Conteúdos relacionados