Contando com o apoio do governo do Estado há cinco anos na área de cooperação educacional, a Cidade dos Meninos, instituição privada sem fins lucrativos fundada há 15 anos em Campo Grande, abriu o processo de matrículas gratuitas para os cursos profissionalizantes que serão oferecidos em 2014, totalizando 340 vagas nos períodos matutino e vespertino.

As inscrições poderão ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano para os seguintes cursos: auxiliar administrativo (200 vagas), mecânico de automóvel (32), costura industrial (40), serigrafia (40) e montagem e manutenção de computadores (32). A frequência dos cursos ocorre no contra turno do ensino regular. No ato da matrícula, o candidato, acompanhado necessariamente por um responsável, deve apresentar cópias de todos os documentos pessoais.

A Cidade dos Meninos, situada na rua Faride George, 1.344, no bairro Jardim Anache (zona norte), oferece qualificação profissional básica para adolescentes de 14 a 18 anos de idade. Os jovens devem estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou, preferencialmente, o curso médio. A instituição é integralmente mantida com doações financeiras de empresas e pessoas físicas.

Presença do governo

O coordenador pedagógico Adelino Paludo destacou como fundamental para atingir as metas no desenvolvimento educacional e cidadão de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED). Por meio de convênio, a SED disponibiliza quatro professores, responsáveis pelas aulas complementares de língua portuguesa, matemática e cidadania.

Os cursos, segundo o coordenador, “funcionam dentro de uma rotina, à semelhança de uma escola convencional, onde, além dos conteúdos, a maior característica é o desenvolvimento de bons hábitos comportamentais (cidadania) e do civismo”. Mais informações sobre o processo de matrículas podem ser obtidas pelo telefone 3354.4433 ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedosmeninosms.org.br .