Cidade do interior de MS monta armadilhas para a prevenção da Leishmaniose
Para capturar e analisar o mosquito flebótomo (Lutzomyialongipalpis), transmissor da leishmaniose visceral, diversas armadilhas foram montadas em residências selecionadas estrategicamente no município de Caracol – cidade a 384 quilômetros de Campo Grande. As armadilhas são uma espécie de lamparina com uma isca luminosa, um saco e exaustor. A luz atrai o mosquito, e uma ventoinha…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para capturar e analisar o mosquito flebótomo (Lutzomyialongipalpis), transmissor da leishmaniose visceral, diversas armadilhas foram montadas em residências selecionadas estrategicamente no município de Caracol – cidade a 384 quilômetros de Campo Grande.
As armadilhas são uma espécie de lamparina com uma isca luminosa, um saco e exaustor. A luz atrai o mosquito, e uma ventoinha suga os insetos para um saco coletor para dentro do recipiente através do exaustor. A operação é simples, basta acender a luz à noite e trocar o coletor de manhã.
Depois a equipe leva os insetos capturados para o laboratório que sinaliza em quais os locais da cidade há ou não o vetor da leishmaniose.
O inseto vetor da leishmaniose, doença que provoca lesões graves no corpo e pode ser transmitida às pessoas e animais.Segundo informações dos agentes, alguns animais como o rato do mato, o gambá, a raposa e o tamanduá, possuem o parasita da doença.
“O mosquito, como se alimenta de sangue, está sujeito a ser contaminado e, consequentemente, transmitir a doença às pessoas”, explicou o agente Luiz Antônio Aguilera, coordenador de vetores e endemias do município.
A leishmaniose canina não tem cura, por isso, o agente de Controle de Endemias ressalta que “o trabalho preventivo é essencial e todos devem proteger o animal em casa para que ele não fique doente”, finalizou Jose Oliveira da Silva.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.