Chocolate: consumo moderado na dieta tem efeitos positivos à saúde
Como podemos incluir o chocolate na nossa alimentação? O importante é consumir de forma moderada, utilizando, se possível, uma barra de 20 a 25g do tipo meio amargo (50% cacau) como sobremesa em uma das refeições, contabilizando suas calorias na dieta. O ideal é comprá-lo em embalagens pequenas ou individuais para não cair em tentação. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Como podemos incluir o chocolate na nossa alimentação? O importante é consumir de forma moderada, utilizando, se possível, uma barra de 20 a 25g do tipo meio amargo (50% cacau) como sobremesa em uma das refeições, contabilizando suas calorias na dieta. O ideal é comprá-lo em embalagens pequenas ou individuais para não cair em tentação. Assim, ele não será o vilão da dieta ou do controle de peso. O consumo excessivo é prejudicial à saúde, devido à alta concentração calórica, que contribui para a pessoa engordar. Entretanto, o uso moderado pode apresentar efeitos positivos à saúde.
O chocolate tem como matérias-primas os grãos de cacau e açúcar. Os principais ingredientes utilizados são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, edulcorantes e aromatizantes.
São descritas sensações de prazer com o seu consumo. Alguns pesquisadores atribuem estas sensações à presença de metilxantina, principalmente a teobromina, substância que provoca bem-estar e aumenta a produção de feniletilamina, uma substância do grupo das endorfinas.
De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA, existem várias especulações sobre as propriedades do chocolate e vários estudos apontam como positiva a utilização do chocolate amargo (50%) na alimentação. O cacau é fonte de flavonóides, pricipalmente epicatequinas, substâncias antioxidantes que desempenham papel importante na prevenção da oxidação da LDL colesterol e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Porém, o chocolate ao leite ou o branco não possuem estas propriedades.
Em coluna do cardiologista Nabil Ghoraeyb, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que os médicos possam recomendar até 30g do tipo amargo por dia, como auxiliar no tratamento das doenças cardiovasculares. Além disso, existe o benefício na prática esportiva, conferindo mais ânimo e disposição aos atletas.
Tipos de chocolates e composição:
– Chocolate Amargo: feito com grãos de cacau torrados, sem adição de leite, apenas adição de açúcar. Existem variações: Extra-amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75% de cacau) e meio amargo (35 a 50% de cacau);
– Chocolate ao Leite: feito com 30 a 40% de cacau, leite em pó ou leite condensado, açúcar;
– Chocolate Branco: feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina, podendo conter baunilha. Não leva cacau na sua formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau;
– Chocolate diet : composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçantes em substituição ao açúcar (sorbitol, sacarina, sucralose, aspartame).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.