Chineses celebram chegada do Ano da Serpente
Milhares de pessoas celebram neste fim de semana o Ano Novo Chinês, o feriado anual mais importante em boa parte da Ásia. Na China, aproximadamente 200 milhões de pessoas viajaram para encontrar familiares, naquela que é a maior migração em massa anual do mundo. Nos dias que antecederam a chegada do feriado, multidões lotaram aeroportos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Milhares de pessoas celebram neste fim de semana o Ano Novo Chinês, o feriado anual mais importante em boa parte da Ásia. Na China, aproximadamente 200 milhões de pessoas viajaram para encontrar familiares, naquela que é a maior migração em massa anual do mundo. Nos dias que antecederam a chegada do feriado, multidões lotaram aeroportos, estações de trem e terminais de ônibus. À meia-noite de domingo teve início o Ano da Serpente, que substitui o Ano do Dragão. Na China, a figura da serpente é associada à sabedoria, beleza e inteligência, mas também ao orgulho e à ira.
Moradores de Pequim enfrentaram temperaturas abaixo de zero para soltar fogos de artifício coloridos. Os chineses acreditam que soltar fogos de artifício na chegada do novo ano afugenta os maus espíritos e atrai riqueza. Um apelo das autoridades de Pequim para que menos fogos fossem utilizados para ajudar a lutar contra a poluição parece ter sido em vão. “Todo ano soltamos fogos e esse ano não será diferente”, disse Lao Guo, de 45 anos, que trabalha em uma loja de conveniência. “As pessoas não vão deixar de usá-los por causa da poluição. É o costume”.
Xangai, centro de negócios da China cosmopolita, teve comemorações semelhantes, embora nem todos tenham motivos para festejar. “Os negócios estão muito fracos no momento. Isso tem relação com a crise financeira”, disse Chen Yongliang, que costumava ter um quiosque na rua. “Os Estados Unidos e outros grandes países têm visto sua economia piorar e nós caímos junto com eles”.
Governo – Mantendo a tradição das lideranças políticas de visitar pessoas comuns nessa época do ano, o chefe do Partido Comunista, Xi Jinping, que assumirá a presidência em março, sucedendo a Hu Jintao, encontrou-se com operários que trabalham na construção do metrô em Pequim. “Trabalhadores migrantes têm sido a força por trás do trabalho de reforma e abertura da China, portanto devemos cuidar de vocês adequadamente”, disse Xi em comentários divulgados pela TV estatal. Na China, os trabalhadores das grandes cidades geralmente têm apenas um feriado longo no ano e o aproveitam para voltar às suas cidades de origem. A folga do Ano Novo dura uma semana.
Acredita-se que as pessoas nascidas no Ano da Serpente, incluindo Xi, são pensativas e elegantes, porém complexas. E que o ano que começa terá uma leve melhora nos mercados financeiros, à medida que o otimismo aumenta. Por outro lado, também pode aumentar o risco de desastres e disputas territoriais.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Semed abre concurso para remanejamento externo de professores em Campo Grande
O concurso é destinado aos professores lotados em unidades escolares da Reme
Hospital Universitário conclui primeira etapa de reformas com abertura de 25 novos leitos
Inserido no Novo Pac, unidade deve receber R$ 4 milhões em investimentos
Champions League: Real Madrid volta a vencer, PSG respira e Liverpool segue 100%
Sexta rodada que começou nesta terça-feira (10) confirmou favoritismo dos grandes
Funsau publica compra de R$ 667 mil em medicamentos controlados para o HRMS
O prazo de vigência do contrato é de 12 meses
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.