Chile: líder estudantil é eleita deputada um mês após dar à luz
Quatro emblemáticos ex-líderes estudantis foram eleitos para o Parlamento chileno no pleito de domingo. Entre eles está Camila Vallejo, ex-presidente da Federação de Estudantes do Chile (FECH). A jovem ficou conhecida mundialmente ao liderar manifestações nas ruas do país a partir de 2011 em defesa de educação gratuita e de qualidade. Camila levou 43,7% dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatro emblemáticos ex-líderes estudantis foram eleitos para o Parlamento chileno no pleito de domingo. Entre eles está Camila Vallejo, ex-presidente da Federação de Estudantes do Chile (FECH). A jovem ficou conhecida mundialmente ao liderar manifestações nas ruas do país a partir de 2011 em defesa de educação gratuita e de qualidade.
Camila levou 43,7% dos votos no populoso distrito de La Florida. “Quero agradecer a todos por tornarem possível este triunfo… que não só foi resultado do esforço e da luta de uma mulher, foi resultado da luta e trabalho de muitos companheiros que acreditaram que podemos mudar o Chile”, disse ela após a vitória.
Há pouco mais de um mês, Camila deu à luz uma menina, fruto do relacionamento com o estudante cubano Julio Sarmiento. Em meio à disputa eleitoral, ela chegou a ser acusada de engravidar de propósito para usar o bebê como arma eleitoral.
Além de Camila, Karol Cariola, Giorgio Jackson e Gabriel Boric foram eleitos. A vitória mais contundente foi a de Jackson, ex-presidente da Federação de Estudantes da Universidade Católica do Chile (FEUC), que concorreu por Santiago e conquistou um assento entre os deputados com 48,1% dos votos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.