A cheia do rio Limpopo, no nordeste da África do Sul, fez com que cerca de 15 mil crocodilos escapassem no domingo da fazenda na qual viviam, informou nesta quinta-feira a agência de notícias local SAPA. Mais da metade dos répteis continua em liberdade ao longo do curso do rio, embora alguns milhares tenham sido capturados e devolvidos à fazenda, explicou Zane Langman, genro do dono do estabelecimento.

Após vários dias de fortes chuvas, os proprietários da fazenda se viram obrigados a abrir comportas do rio devido ao medo de que o enorme volume de água destruísse os compartimentos. Foi então que os granjeiros da região alertaram da fuga em massa de crocodilos aos donos dos animais. Segundo a imprensa sul-africana, é mais fácil buscá-los durante a noite, já que seus olhos têm um brilho de cor vermelha na escuridão que permite uma melhor localização.

“Costumava haver poucos crocodilos no rio Limpopo, agora há muitos”, disse Langman ao jornal sul-africano Beeld. As inundações na região obrigaram a evacuação de fazendas e casas na região e provocaram inúmeros danos materiais. O próprio Langman contou que, no domingo passado, foi ajudar alguns amigos a sair de sua casa inundada. “Os crocodilos estavam nadando ao lado deles. Graças a Deus estão vivos”, disse.