CenaSom apresenta o espetáculo ‘Clã’ da Cia. de Dança Isa Yasmin

Isa Yasmim Cia. de Dança leva nesta quinta-feira (23), às 20 horas, ao Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo Clã. A apresentação faz parte do projeto CenaSom, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e conta com duração aproximada de 60 minutos e classificação livre. O espetáculo Clã […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Isa Yasmim Cia. de Dança leva nesta quinta-feira (23), às 20 horas, ao Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo Clã. A apresentação faz parte do projeto CenaSom, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e conta com duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

O espetáculo Clã retrata as tribos nômades que viviam pelas diversas regiões do Oriente Médio e se encontravam nos Souks (mercados ao ar livre), onde trocavam vivências e impressões e falavam da sua vida cotidiana pela dança e música. Através desta grande mescla, levavam para suas regiões as influências que recebiam de suas viagens e feitos.

Naquele momento de trégua, onde as divergências, filosofias e guerras cessavam, compartilham a grande alegria da sua pátria, dos seus ancestrais, raízes que permanecem vivas e são compartilhadas com outras nações numa grande celebração da vida e das nossas origens.

Clã apresentará danças das regiões do Egito Said, Hagalla, Guawzee, Fallahi e dança beduína, dança cigana zíngara e American Tribal Style (ATS), este uma fusão de várias culturas nômades que vivem no Oriente Médio, além do Dabke, dança tradicional do Líbano, Síria e Palestina.

Isa Yasmin Cia. de Dança pesquisa as danças e costumes dos povos do Oriente Médio e ciganos. Realiza desde danças tradicionais das regiões do Oriente Médio, danças ciganas e influências das regiões por onde os povos árabes passaram no mundo e solidificaram a sua cultura.

A Cia. iniciou seus trabalhos em 2008. É resultado das pesquisas realizadas por Isa Yasmin, que atua na dança árabe desde 1994. Dentre sua vivência na Dança Árabe, fundou a Natraj Cia. de Dança Árabe, que atuou no Estado e no Brasil por 13 anos e onde era coordenadora, uma das principais pesquisadoras, coreógrafa e bailarina.

Hoje a visão da Cia. busca a participação coletiva dos bailarinos, pesquisas e vivências tanto nas raízes quanto no processo da contemporaneidade da dança no mundo, resultado da pós-graduação em Dança realizada pela diretora.

Serviço

Os ingressos têm valor de R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Conteúdos relacionados