A Polícia de está utilizando uma tática milenar para combater o tráfico de drogas no Distrito Federal. Assim como a história do Cavalo de Troia, contada pela mitologia grega, quando os guerreiros ficaram escondidos dentro de um cavalo de madeira para atacar na hora certa , policiais brasilienses utilizaram um caminhão descaracterizado para entrar em territórios dominados pelo tráfico de drogas. Em cinco meses, 65 traficantes foram presos, segundo informações do Bom Dia Brasil.

Durante esse período, policiais acompanharam a movimentação dos traficantes e, para fazer o flagrante em plena luz do dia, utilizaram uma diferente das tradicionais: um caminhão de mudança. Dentro do veículo, modelo baú, dez PMs passavam o dia, sem despertar a atenção dos criminosos. Quando recebiam a ordem para agir, pegavam a todos de surpresa.

A PM decidiu pela técnica após perceber que o patrulhamento com viaturas normais não fava mais resultado na região, já que os criminosos retomavam a venda assim que os carros da PM saíam de perto. Todas as ações da PM foram filmadas pela corporação, para comprovar o envolvimento dos suspeitos no comércio de drogas.