Cassems inicia campanha de vacinação contra o HPV em agosto

Visando estimular a cultura de saúde preventiva, as servidoras públicas estaduais e suas dependentes, usuárias da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), poderão se beneficiar, a partir do dia 5 de agosto, com mais um ciclo da vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Visando estimular a cultura de saúde preventiva, as servidoras públicas estaduais e suas dependentes, usuárias da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), poderão se beneficiar, a partir do dia 5 de agosto, com mais um ciclo da vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária. Até o ano passado a imunização era feita em meninas a partir de dez anos de idade. Agora a faixa etária é de 9 a 45 anos.

A diretora de Assistência à Saúde, Maria Auxiliadora Budib, explica que esta é mais uma estratégia para evitar o câncer de colo do útero, um problema que ainda é grande no País, e que não é diferente na Cassems.

De acordo com a diretora, o câncer de colo de útero é o segundo tipo da doença que mais causa mortes entre a população feminina.

“O câncer no colo de útero tira a vida de uma mulher a cada dois minutos”, lamenta a médica.

Segundo Budib, a vacina já é usada em larga escala em países como a Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e no Reino Unido, e é segura e bem tolerada.

“A beneficiária Cassems receberá a mesma vacina utilizada nestes países. Não é a forma genérica ou de menor custo, é exatamente o mesmo produto”, frisa a diretora.

Atualmente, já existem mais de 100 tipos de HPV, sendo pelo menos 13 oncogênicos.

A vacina se mostrou eficiente contra as piores versões do vírus, que é considerado de tipo oportunista, assintomático e mutante. Cerca de 30% das mulheres contraem o HPV no início da vida sexual, daí a importância de vacinar a população mais jovem.

Sobre o HPV

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Em relação ao câncer de colo do útero, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença.

No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

O Ministério da Saúde orienta que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau.

Conteúdos relacionados