Carro usado por traficantes vai auxiliar PM a combater tráfico de drogas

Um veículo que era usado no tráfico de drogas e foi apreendido na cidade de Paranaíba – cidade distante a 413 quilômetros de Campo Grande – vai ser utilizado pela Polícia Militar para combater este tipo de crime. Uma parceria entre a Vara Criminal de Paranaíba e a Polícia Militar da comarca possibilitou a doação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um veículo que era usado no tráfico de drogas e foi apreendido na cidade de Paranaíba – cidade distante a 413 quilômetros de Campo Grande – vai ser utilizado pela Polícia Militar para combater este tipo de crime. Uma parceria entre a Vara Criminal de Paranaíba e a Polícia Militar da comarca possibilitou a doação do veículo em beneficio da comunidade.

Na data da apreensão, o motorista do Fiat Strada ao tentar fugir acabou colidindo o veículo. O motorista e o passageiro foram presos e o veículo retido. Como o carro era novo, surgiu a ideia de repará-lo e utilizá-lo em favor da comunidade. O conselho da comunidade assumiu os reparos: reforma da funilaria e pintura do automóvel, que totalizaram R$ 5 mil e a Polícia Militar de Paranaíba agora utiliza o veículo no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

O presidente do Conselho da Comunidade, Fidelcino Ferreira de Moraes, explica que os membros do conselho estão sempre atentos às possibilidades. “Verificando que o veículo foi cautelado pelo juízo da Vara Criminal para tal finalidade e consciente da necessidade de combate ao uso de drogas na fase de formação da personalidade da criança, o Conselho entendeu por bem atender à solicitação”.

Já o juiz da Vara Criminal de Paranaíba, Cássio Roberto dos Santos, diz que a disponibilização do veículo, antes usado no transporte de entorpecentes, para o combate desse tipo de crime é muito importante, pois nesta faixa etária o jovem está mais vulnerável aos efeitos maléficos da disseminação das drogas na sociedade. Ele ressalta ainda a dedicação do Conselho da Comunidade, que se responsabilizou pelos custos do conserto do veículo. “Parabenizo a todos e fico muito satisfeito em ver que os recursos de multas e penas da Vara Criminal de Paranaíba estão sendo muito bem empregados”, concluiu.

O Comandante do 13º BPM, Tenente Coronel Ademir de Oliveira, destaca que o carro atenderá a necessidade da PM local, auxiliando no transporte dos policiais para o trabalho preventivo nas escolas, principalmente na área rural, visto que este modelo é apropriado para o deslocamento em estradas não asfaltadas.

Proerd

Implantado em Mato Grosso do Sul em 1997, o Proerd consiste na atuação conjunta entre Polícia Militar, escolas e famílias, que desenvolvem um trabalho de prevenção sobre drogas e violência entre estudantes, com cursos e palestras. Cerca de 350 alunos de todas as escolas da rede municipal de Paranaíba são atendidas pelos instrutores, inclusive os que moram na zona rural.

(Com informações do TJMS)

Conteúdos relacionados