Carnaval deve movimentar R$ 5 milhões no comércio de Corumbá
O carnaval é a segunda melhor data para o comércio corumbaense, ficando atrás apenas do Natal. É o que indica a Pesquisa do Movimento Econômico do Carnaval de Corumbá realizada pela Fecomércio-MS e divulgada na terça-feira, 05 de fevereiro. A estimativa inicial é que a Folia de Momo movimente cerca de R$ 5 milhões o […]
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O carnaval é a segunda melhor data para o comércio corumbaense, ficando atrás apenas do Natal. É o que indica a Pesquisa do Movimento Econômico do Carnaval de Corumbá realizada pela Fecomércio-MS e divulgada na terça-feira, 05 de fevereiro. A estimativa inicial é que a Folia de Momo movimente cerca de R$ 5 milhões o setor comercial da cidade.
A primeira fase do levantamento – que ouviu empresários, ambulantes e barraqueiros [num total de 322 consultados] – aponta que, a maioria dos empresários (65,1%) considera a data como positiva para o negócio e espera um aumento de receita, em média de 17%. Foram entrevistados 64 representantes de empresas estabelecidas no Centro de Corumbá. A margem de acerto é de 93% e desvio de erro de 7%.
Apesar de perceberem a oportunidade de aumento de receita com o carnaval, mais da metade delas não devem contratar funcionários temporários, e as demais deverão contratar em média 1 emprego, com baixo reflexo no aumento da folha de pagamento.
“Em Corumbá, o carnaval é uma data importante para o comércio local. O dia das Mães no resto do Estado é a segunda data mais movimentada. Para Corumbá, a pesquisa mostrou que o carnaval é a segunda data para o comércio. A primeira ninguém discute é o Natal”, disse a este Diário o superintendente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF), Thales de Souza Campos.
De acordo com o superintendente do IPF, o carnaval corumbaense não é somente uma festa, mas uma realização que “contribui para o sustento e aumento da renda de mais de 1.200 famílias”. A festa de Momo local é “um dos principais pontos da sazonalidade” no que tange a empregos. “Das pessoas que trabalham nas barracas, 41% delas vão ter emprego que não tinham. Percebe-se nitidamente que há oferta de emprego periódico, mesmo que temporário”, complementou.
A estimativa é que o Reinado de Momo injete uma média de R$ 5 milhões no setor de comércio da cidade. “Gira algo na faixa de R$ 3,5 milhões a R$ 6 milhões. Uma média de R$ 5 milhões circulam aqui para o setor”, destacou Thales Campos ao informar que esses valores serão confirmados durante o carnaval, numa segunda etapa da pesquisa.
Ambulantes esperam vender mais que em 2012
Para os vendedores ambulantes, o Carnaval de 2013 tem perspectiva mais otimista, considerando que 91,5% acreditam que as vendas serão maiores que a ocorrida em 2012. A experiência anterior como vendedor ambulante e em barracas no Circuito do Carnaval foram consideradas satisfatórias. Para 43,2% dos entrevistados as vendas passadas atenderam em parte e 25,2% superaram as suas expectativas.
Os resultados indicaram que a grande maioria dos entrevistados é de ambulantes (51,4%), do sexo feminino (74,1%), com idade entre 31 a 50 anos (60,5%), estado civil com união estável (32,8%), ensino fundamental incompleto (30,4%), sem vínculo empregatício formal (85,4%), já tendo participado de outros Carnavais (75,0%).
A grande maioria não é formalizada (85,4%). A não formalização é relatada pelo desconhecimento dos procedimentos (53,7%), não têm tempo para a sua regulamentação (35,8%) e 10,6% relatam não haver interesse. Quanto às ações de capacitação, todos os entrevistados indicam a sua disposição em participar, considerando o interesse na sua formalização (65,1%), aumento do conhecimento (28,6%). Apenas 6,3% dos entrevistados não participariam do programa de capacitação.
Três fases
A pesquisa divide-se em três etapas: no primeiro momento, foram avaliadas as perspectivas do movimento na economia de Corumbá; na sequência, a apuração dos resultados das atividades deste período e, por fim, a emissão do relatório final do evento do Carnaval. O resultado final e a análise do comércio para o período de Carnaval de Corumbá devem ser finalizados no dia 20 de fevereiro. O levantamento é realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC).
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