Carnaval Cultural e desfile de blocos oficiais marcam o sábado de carnaval

Neste sábado de carnaval, 09 de fevereiro, a programação traz mudanças em relação aos anos anteriores. O Carnaval Cultural vai abrir a passarela do samba com desfiles de Corso; bloco do Frevo; ala das Pastoras; ala dos Marinheiros; bloco Flor de Laranjeiras e Cordões Carnavalescos, a partir das 19h. O desfile dos onze blocos oficiais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste sábado de carnaval, 09 de fevereiro, a programação traz mudanças em relação aos anos anteriores. O Carnaval Cultural vai abrir a passarela do samba com desfiles de Corso; bloco do Frevo; ala das Pastoras; ala dos Marinheiros; bloco Flor de Laranjeiras e Cordões Carnavalescos, a partir das 19h.

O desfile dos onze blocos oficiais vem logo depois. Com a reformulação de seu estatuto a fim de cumprir exigências para a adequação ao Novo Código de Processo Civil, a LIBLOCC (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá), também aproveitou para fazer algumas alterações no regulamento que ordena o desfile.

“O primeiro bloco a desfilar é às 20h45, mas terá 15 minutos de tolerância, justamente para o desfile começar às 21 horas. Se nós colocássemos às 21 horas, eles começariam às 21h15”, explicou o presidente da Liblocc Catarino de Oliveira ao Diário.

Pode parecer pouco o tempo, mas no cronograma da Liga, qualquer tempo economizado, ajuda a reduzir a projeção de término do desfile como explicou ao citar outra medida que deverá ser adotada, visando a conclusão das apresentações às 03 horas da manhã do domingo, 10 de fevereiro.

Pelo documento que vigora em 2013, os blocos de Corumbá continuam sendo avaliados em quatro quesitos: melodia, bateria, evolução e harmonia. Entretanto, aos jurados as notas ficarão estipuladas entre a mínima de 8 e a máxima de 10.

“Quesitos são os mesmo, mas as notas que eram de 7 a 10, agora são de 8 a 10. Isso porque tínhamos algum jurado com notas muito discrepantes, um dava sete e outro dez. Se alguém dá dez, o outro tem que dar no mínimo, nove, nove e meio. Aproximamos isso”, afirmou Catarino.

Em forma facultativa, ficam liberadas fantasias de luxo apenas para a rainha da bateria. Também fica a critério da entidade, apresentar ou não, um carro abre-alas, sendo este sem pessoas em cima de sua estrutura, que deve ser conduzida sem motor, ou seja, que venha empurrado.

Os sambas apresentados devem ser inéditos, salvo alguma entidade faça o pedido com antecedência à LIBLOCC. “Podem apresentar músicas antigas, mas que tenham acima de 05 anos de composição, entretanto, os blocos tinham que solicitar 30 dias antes da data do desfile. O Flor de Abacate, por exemplo, vem com uma música fazendo homenagem a Heloísa Urt, mas em frente ao palanque vai cantar o ‘Boa Tarde, Boa Tarde!’, samba tradicional”, comentou.

Aliás, há uma notificação no regulamento que faz referência ao bloco Flor de Abacate e também ao Afro Samba Reggae (antigo Olodum). “Muita gente questionava porque esses blocos não usavam abadás como os demais e por isso deixamos claro no regulamento que essa condição é permitida porque tem a ver com as fantasias de origem dos mesmos”, explicou Catarino.

O presidente da LIBLOCC disse que a equipe de coordenação vai ser rígida com relação ao atraso de cada entidade. “É um tempo apertado para alguns blocos, não pode enrolar na avenida, os diretores têm que atuar na avenida porque só para o cronômetro quando passa o último integrante do bloco. Cada minuto além do estipulado, o bloco perderá um ponto”, avisou.

Confira a ordem do desfile, conforme classificação do carnaval 2012:

1.Afro Samba Reggae

2.Flor de Abacate

3.Vitória Régia

4.Nação Zumbi

5.Oliveira Somos Nós

6.Águia da Vila

7.Bola Preta

8.Arthur Marinho

9.Praia, Bola e Cerveja

10.Os Intocáveis

11.Clube dos Sem.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados