Carnaval 2013: Unidos do Cruzeiro esperam impressionar ao transformar lixo em fantasias

O enredo da escola deste ano é “Do lixo ao luxo: tenha fé porque até no lixão nascem flores” e a Unidos do Cruzeiro pretende mostrar nos detalhes das fantasias a possibilidade de transformar o lixo em algo belo.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O enredo da escola deste ano é “Do lixo ao luxo: tenha fé porque até no lixão nascem flores” e a Unidos do Cruzeiro pretende mostrar nos detalhes das fantasias a possibilidade de transformar o lixo em algo belo.

O desafio da escola de samba Unidos do Cruzeiro deste ano de 2013 foi encontrar lixo. Acreditando que não seria difícil achar materiais recicláveis para montar as fantasias que ilustram o enredo “Do lixo ao luxo: tenha fé porque até no lixão nascem flores”, a escola mergulhou no tema, mas precisou de várias doações para montar os figurinos.

Com os trabalhos quase pelo fim, faltando apenas montar os três carros, o carnavalesco Luiz Alex explica que a escola vai para a avenida cumprindo o que estabelece o regulamento, com cerca de 200 pessoas desfilando, alas e os carros exigidos.

“A fantasia será doada para quem desfilar, nós não tivemos custo além o da mão de obra, o material foi todo doado, não seria justo arrecadar dinheiro desse jeito”, alega.

A preocupação da escola, no entanto, é com a interpretação de quem avalia as fantasias. “Nós não temos um júri especializado, que pode não entender o nosso esforço em tornar o lixo bonito. É mais bonito de se ver uma pluma comprada do que uma feita de plástico, o que deve importar é a criatividade na confecção, os detalhes, o cuidado”, diz o carnavalesco.

Ao todo, as fantasias carregam os materiais recicláveis de forma visível, mas transformados. “Com pequenas intervenções na matéria prima como um corte ou uma pintura, temos grandes transformações”, explica Luiz.

A Unidos do Cruzeiro garante não se preocupar com a classificação, mas sim em passar a mensagem do Carnaval. “E pode vir chuva, aqui quase tudo é de plástico mesmo, não vai estragar, pelo contrário, vai ficar mais brilhoso”, brincou.

Conteúdos relacionados