Campanha Volta às Aulas faz trabalhos de orientação e fiscalização na periferia

Além das escolas do Centro de Campo Grande, mais 60 instituições da periferia serão atendidas por técnicos e agentes da Agetran, Ciptran e Detran.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além das escolas do Centro de Campo Grande, mais 60 instituições da periferia serão atendidas por técnicos e agentes da Agetran, Ciptran e Detran.

A Campanha Volta às Aulas foi lançada nesta manhã de segunda-feira (25), no Centro Educacional Alceu Viana, localizado no bairro Nova Bahia, em Campo Grande. Além das 12 escolas que são atendidas da região central, segundo o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), os trabalhos de orientação e fiscalização serão focados em mais 60 instituições da periferia da cidade.

A Diretora de Habilitação e Educação de Trânsito, Beth Félix, explicou que os locais de atuação foram definidos após levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, já que os agentes comunitários constataram os bairros que necessitam desta ação.

“A Campanha é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito, em que o Detran desenvolve obrigatoriamente todos os anos.Com as parcerias, elaboramos um cronograma, designando os técnicos e equipes que atenderão cada escola diariamente, com palestras e orientações”, explicou Félix.

O comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamente de Trânsito), tenente-coronel Alírio Villasanti, informou que os policiais continuarão atendendo os pontos centrais e dois deles serão disponibilizados para cada escola da periferia.

“Estamos fazendo um trabalho de orientação, principalmente, nos horários de pico, como entrada e saída das escolas. Nosso papel é desenvolver o policiamento externo, com o enfoque em orientar. Mas se necessário, em casos graves, faremos autuações”, explicou o comandante.

Segundo ele, a fiscalização tem aumentado de forma gradativa, já que em 2010 a Campanha atingia apenas 29 escolas, em 2011 foram 35 instituições, no ano passado foram beneficiadas 69, e agora estão previstas 72.

Já o agente de Trânsito do setor de educação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), Eder Vera Cruz da Silva, contou que foram disponibilizados de dois a quatro agentes externos por escola, e um a dois técnicos para realizar as palestras.

“Vamos informar às crianças sobre segurança tanto no transporte escolar como coletivo, mobilidade, acessibilidade, com dicas e cuidados importantes. É uma forma de praticar a cidadania e preservar vidas”, destacou Eder.

No lançamento, o gestor de Educação e Segurança do Detran, Ivar Custódio da Silva demonstrou às crianças como atravessar corretamente na faixa de pedestres. “Das 60 escolas da periferia atendidas, todas as crianças serão multiplicadoras das informações”, explicou Ivar.

A coordenadora da Escola Alceu Viana, Maria Aparecida de Souza, explicou que todos os alunos receberão palestras educativas, uma média de 200 crianças, do maternal aos 13 anos de idade. “Participamos há um ano desta iniciativa. É um ótimo programa de conscientização”, destacou.

Conteúdos relacionados