Geral

Caminhão com material radioativo foi roubado no México

Um caminhão de transporte de substâncias radioativas para uso médico, que podem ser “extremamente perigosas”, foi roubado no México, informou hoje (4) a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). “No momento do roubo, a fonte [radioativa] estava corretamente protegida, mas ela pode ser extremamente perigosa para qualquer pessoa se a proteção for retirada ou danificada”, […]

Arquivo Publicado em 04/12/2013, às 13h02

None

Um caminhão de transporte de substâncias radioativas para uso médico, que podem ser “extremamente perigosas”, foi roubado no México, informou hoje (4) a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).


“No momento do roubo, a fonte [radioativa] estava corretamente protegida, mas ela pode ser extremamente perigosa para qualquer pessoa se a proteção for retirada ou danificada”, explicou o comunicado da agência das Nações Unidas (ONU).


O roubo ocorreu anteontem (2), quando a Aiea foi informada sobre o ocorrido pela autoridade nuclear mexicana. O caminhão transportava a substância radioativa do tipo Cobalto 60, usada em radioterapia, proveniente de um hospital de Tijuana, no Norte do México. O veículo foi roubado em Tepojaco, próximo à capital, Cidade do México.


As autoridades do país estão buscando o caminhão e já divulgaram um comunicado para avisar a população.


A substância não pode ser utilizada na fabricação de arma nuclear convencional, mas pode ser usada, em teoria, para construir uma “bomba suja”, que combine explosivos convencionais e material radioativo.

Jornal Midiamax