Câmara: Cultura reclama de extinção de subcomissão de Direitos Humanos
A presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), apresentou nesta quinta-feira questão de ordem ao presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), solicitando que ele reveja a decisão de extinguir a Subcomissão de Cultura, Direitos Humanos e Minorias. A subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Cultura, após […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), apresentou nesta quinta-feira questão de ordem ao presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), solicitando que ele reveja a decisão de extinguir a Subcomissão de Cultura, Direitos Humanos e Minorias.
A subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Cultura, após aprovação de requerimento e inclui diversos deputados que decidiram abandonar a Comissão de Direitos Humanos (CDH) depois que o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a presidência. No entanto, o deputado João Campos (PSDB-GO) apresentou questão de ordem à presidência da Câmara alegando que a subcomissão deve ser extinta por invadir as prerrogativas da CDH.
Diante da decisão do presidente Henrique Alves, de atender o pedido do deputado tucano, a presidente da Comissão de Cultura protestou. “Nós estamos reagindo à intervenção feita na Comissão de Cultura, que foi uma violação da nossa autonomia, como da de qualquer comissão permanente, solicitando a reconsideração, porque todos os temas são afetos ao tema da cultura”, disse.
Ela reclamou ainda de não ter sido ouvida por Henrique Alves antes da decisão de extinguir a subcomissão e alegou que a interferência fere a autonomia das comissões permanentes, uma vez que o requerimento aprovado obedeceu a todas as exigências regimentais. Jandira Feghali prometeu recorrer da decisão para reabrir a subcomissão.
O presidente da Casa, no entanto, respondeu à deputada dizendo que não houve violação da autonomia da comissão e justificou os motivos que o levaram a decidir pela extinção da subcomissão. “Não houve nenhuma violação, deputada”, respondeu Henrique. “A Comissão de Cultura criou uma Subcomissão Permanente de Direitos Humanos, conflitando com a Comissão Técnica Permanente de Diretos Humanos. Vossa Excelência tem todo o direito de recorrer e respeitarei o seu direito”, completou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.