Britânico recupera a visão implantando o próprio dente no olho
Ian Tibbetts é um homem britânico de 43 anos que estava sem enxergar há 12 anos. Um acidente de trabalho industrial rasgou sua córnea em seis lugares, fazendo com que ao longo do tempo perdesse sua visão e conseguisse distinguir apenas sombras e formas sem foco. Agora, graças a uma cirurgia extremamente radical, ele voltou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ian Tibbetts é um homem britânico de 43 anos que estava sem enxergar há 12 anos. Um acidente de trabalho industrial rasgou sua córnea em seis lugares, fazendo com que ao longo do tempo perdesse sua visão e conseguisse distinguir apenas sombras e formas sem foco. Agora, graças a uma cirurgia extremamente radical, ele voltou a ver.
Assunto principal do documentário da BBC The Day I Got My Sight Back (O Dia Em Que Recuperei Minha Visão), Tibbetts conseguiu ver o rosto de seus filhos pela primeira vez após ter seu dente e parte de sua mandíbula implantada em seu olho.
O procedimento se chama osteo-odonto-queratoprótese (OOKP) e foi conduzido pelo cirurgião oftalmológico Christopher Liu, no Hospital do Olho de Sussex, Inglaterra. A opção só foi aceita por Tibbetts e sua esposa após todas as outras opções se esvaírem.
Na primeira parte da cirurgia, foram removidos um dente e parte da mandíbula do paciente. Usando uma furadeira, uma lente é inserida no dente, como uma imagem numa moldura. Ambos são colocados na órbita ocular. Assim que o dente criar tecidos e desenvolver um fluxo sanguíneo (algo que demora meses), vem a segunda parte. Agora, a a córnea é aberta e removida, e o dente é finalmente ligado permanentemente à órbita.
A mágica que acontece é: como o dente e os tecidos que envolvem o procedimento são do próprio paciente, não existe rejeição pelo corpo! A rejeição afeta uma diversidade inacreditável de pacientes, incluindo aqueles que dependem de transplantes (mesmo que de parentes próximos).
Depois da remoção das bandagens, a visão do Sr. Tibbett voltou com o tempo. Finalmente, depois de 12 anos, ele conseguia enxergar. Pela primeira vez, viu os rostos de seus filhos gêmeos de 4 anos de idade. Segundo ele, eram completamente diferentes do que imaginava, especialmente porque já havia aprendido a diferenciá-los apenas pelo tom de voz.
O visual de seu olho regenerado faz com que estranhos façam comentários e às vezes se assustem, já que ele é todo rosa com uma pupila preta. Mas com cerca de 40% de sua visão restaurada (até o momento), o Sr. Tibbett não se importa mais com a atenção que chama.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.