Brasileiros e paraguaios investem nas atrações do PortoFolia 2013

Em Porto Murtinho, a estruturação dos cenários, a confecção de fantasias e alegorias e a forte mobilização das comunidades fronteiriças indicam que o PortoFolia 2013 será um dos melhores e mais agitados carnavais de Mato Grosso do Sul, com início no dia 8, sexta-feira, e fechamento no dia 12, terça-feira. Murtinhenses e moradores de localidades […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Porto Murtinho, a estruturação dos cenários, a confecção de fantasias e alegorias e a forte mobilização das comunidades fronteiriças indicam que o PortoFolia 2013 será um dos melhores e mais agitados carnavais de Mato Grosso do Sul, com início no dia 8, sexta-feira, e fechamento no dia 12, terça-feira. Murtinhenses e moradores de localidades paraguaias próximas estão envolvidos dia e noite no trabalho de preparação desta festa que vai atrair milhares de visitantes de várias regiões do Estado e do Paraguai.

Na segunda-feira passada, o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT); as gerentes de Turismo e |Cultura, Conceição Montanheri e Elizete Guimarães; e os secretários Myrian Silvestre dos Santos (Assistência Social), Chico Neto (Saúde), Maria Donizete (Educação), José Gomes Malaquias Sobrinho (Infraestrutura) e Antonio Cabral (Meio Ambiente) conferiram o andamento dos preparativos. Foram ao barracão onde estão sendo confeccionadas as fantasias da corte da Folia (Rei Momo, Rainha e princesas) e os carnavalescos manifestaram sua alegria com o vigoroso envolvimento da comunidade.

VALLEMY – Na cidade paraguaia de Valle-My – conhecida como capital do cimento naquele país – é bem grande a ansiedade dos moradores e dos grupos folclóricos que vão participar do PortoFolia. No chamado “carnaval da integração latina”, brasileiros e paraguaios se revezarão em apresentações carnavalescas nas duas cidades. Em Porto Murtinho, o grupo de dança “Rainhas do Vallemy” será uma das atrações do domingo, 10. E os carnavalescos e grupos folclóricos de Porto Murtinho retribuirão a visita, apresentando-se em Vallemy no dia 16, data do carnaval paraguaio.

A gerente municipal de Cultura, Elizete Guimarães, foi a Vallemy para acertar os detalhes desse novo espaço de intercâmbio fronteiriço. Na comp0anhgia do empresário Flávio Queiroz, um dos incentivadores das artes regionais, ela foi recebida festivamente pelo radialista Teti Benitez, organizador do carnaval local, e pelo prefeito Celso Ovelar. A presença de Elizete para tratar do carnaval na região atraiu outras personalidades de vallemy, entre as quais o presidente da Industria Nacional do Cimento, engenheiro Wilson Dioverti; o presidente da Câmara, Digno Cañete, e os vereadores Julian Ortiz e Sandra Vasques de Caballero , acompanhados de dois representantes da comissão organizadora do carnaval vallemiense, Andres Alvares e Federico Fernandez. Integrantes do grupo de dança fizeram questão de mostrar um pouco da arte e da temática que desenvolvem com sucesso. A Miss Carnaval 2012 Sindy Alvarez não escondeu a imensa felicidade que será a participação no PortoFolia e aposta que a festa será inesquecível.

“É como se fosse um sonho que se realiza agora, com a integração cultural fortalecida entre os povos da fronteira”, exultou o prefeito Celso Ovelar. Para ele, o carnaval, por ser uma das mais fortes tradições do Brasil, amplia e consolida a cooperação entre brasileiros e paraguaios e abre uma nova e saudável janela de oportunidades para os dois povos. O prefeito agradeceu ao prefeito Heitor Miranda pela iniciativa de estreitar os laços de amizade. “Tenho certeza de que este é apenas o primeiro de muitos intercâmbios culturais, esportivos e sociais que virão pela frente”, afirmou.

Conteúdos relacionados