Brasileiros abrem card preliminar com seis vitórias no UFC

O UFC Jaraguá do Sul começou feliz para os brasileiros, neste sábado. Já presente em boa quantidade, o público viu quatro atletas do País vencerem suas lutas contra estrangeiros. Lucas Mineiro, Jussier Formiga, John Lineker, Fábio Maldonado, Gleison Tibau e Francisco Massaranduba confirmaram o favoritismo, sendo que aconteceram dois nocautes e duas finalizações. Houve também […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O UFC Jaraguá do Sul começou feliz para os brasileiros, neste sábado. Já presente em boa quantidade, o público viu quatro atletas do País vencerem suas lutas contra estrangeiros. Lucas Mineiro, Jussier Formiga, John Lineker, Fábio Maldonado, Gleison Tibau e Francisco Massaranduba confirmaram o favoritismo, sendo que aconteceram dois nocautes e duas finalizações.

Houve também duas lutas entre brasileiros, em que Yuri Marajó e Paulo Thiago venceram Iliarde Santos e Michel Trator, respectivamente. Os combates fazem parte do card preliminar, que ainda terá um duelo. No card principal o destaque será a luta entre Vitor Belfort e Luke Rockhold.

O piauiense Massaranduba teve uma dificuldade apenas no começo da luta. Mike tentou uma guilhotina e por pouco não conseguiu encaixá-la. Mas o brasileiro escapou e depois ainda conseguiu um suplê. Ainda no chão, Massaranduba ficou por cima e, mesmo sem passar a guarda totalmente, aplicou um katagatame e sufocou o adversário até ele desistir. Foi a segunda vitória consecutiva dele por finalização – antes tinha vencido C.J. Keith no UFC de Belo Horizonte.

Gleison Tibau finaliza John Cholish no segundo round

A luta foi completamente dominada pelo brasileiro desde o começo. Tibau mostrou boa movimentação em pé e mais efetividade na troca de socos. Cholish equilibrou a luta no chão, mas perdeu o primeiro round.

Assim que começou o segundo round, uma joelhada perigosa de Tibau já debilitou Cholish, que ainda sofreu outros golpes duros. Até que, perto final do assalto, com o americano já cansado, Tibau conseguiu acertar um soco de esquerda, encaixou a guilhotina e fez a primeira finalização da noite.

Paulo Thiago vence Michel Trator por decisão unânime dos juízes

A luta colocou frente a frente lutadores em momentos bem distintos: Trator fazia sua estreia no UFC, enquanto Paulo Thiago lutava para não ser demitido, por causa da má fase recente. Na prática isso gerou um combate de baixo nível técnico, em que os dois mostraram poucas agressividade desde o primeiro assalto.

A luta melhorou no segundo round, quando Paulo passou a acertar mais socos e inclusive derrubou o adversário com um deles. Os dois ainda foram para o chão, mas mostraram pouca eficiência no jiu-jitsu e no “ground and pound”. Cansados no último assalto, os lutadores até mostraram raça, mas os golpes já não tinham a mesma força. Tudo ficou indefinido, mas os juízes apontaram vitória de Paulo por decisão unânime.

Yuri Marajó nocauteia Iliarde Santos no primeiro round

Iliarde fazia sua estreia no UFC, mas Yuri já é experiente entre os pesos galos, pois tinha feito quatro lutas, todas no Brasil. Isso acabou aparecendo no octógono, já que Iliarde ficou nervoso e não conseguiu encaixar sua estratégia em momento nenhum. Marajó foi mais agressivo e, ainda no primeiro round, conseguiu acertar um soco que derrubou o adversário e obrigou o juiz a decretar o nocaute.

Fabio Maldonado vence Roger Hollet por decisão unânime dos juízes

Assim que começou a luta, Hollett acertou um chute nas partes íntimas do brasileiro, que caiu no octógono por causa da dor. A luta foi interrompida por cerca de cinco minutos e, quando recomeçou, o canadense apostou no clinch e nas quedas para segurar o ímpeto do Maldonado.

A reação do brasileiro só veio no segundo round, quando ele conseguiu se manter em pé e acertou diversos golpes no rosto de Hollet. Maldonado chegou a provocar o adversário, pedindo para que ele trocasse socos, mas o canadense insitiu em tentar derrubá-lo, dessa vez sem sucesso.

Especialista em boxe, Maldonado conseguiu mostrar essa técnica no terceiro round, deixando seu adversário completamente atordoado. Porém, apesar de Hollett parecer nocauteado em pé, o brasileiro não conseguiu acabar com a luta antes do gongo soar. Mesmo assim sua vitória foi declarada por pontos.

John Lineker nocauteia Azamat Gashimov no segundo round

Apelidado de “mão de pedra”, o brasileiro Lineker justificou a alcunha logo no primeiro minuto, com um soco que derrubou o russo. Depois a luta foi para o chão, em que Gashimov conseguiu equilibrar as ações. Mas logo eles ficaram de pé novamente e então Lineker mostrou agressividade para novamente derrubá-lo com um dois jabs certeiros.

O terceiro round veio para confirmar o massacre que Lineker aplicou sobre Gashimov. O brasileiro acertou uma sequência de socos na cintura do russo, que apenas se jogou na grade e cobriu o rosto até o juiz decretar o nocaute técnico.

Jussier Formiga vence Chris Cariaso por decisão unânime dos juízes

O primeiro e o segundo round da luta foram bastante parecidos. Formiga apostou na estratégia de derrubar o americano e buscar a finalização. Ele conseguiu levar a luta para o chão, mas teve dificuldades para aplicar golpes. Mesmo assim dominou o combate e não sofreu qualquer reação.

No terceiro round eles enfim ficaram mais tempo em pé, até porque o juiz percebeu a falta de combatividade e pediu para ambos se levantarem. Mas Formiga levou Cariaso para a grade e mais uma vez o dominou, mesmo com pouca efetividade. O americano ainda conseguiu derrubar Formiga, ficar por cima e acertar alguns socos e cotoveladas, mas já era tarde.

Lucas Mineiro nocauteia Jeremy Larsen no terceiro round

Por serem novos no UFC e estarem sob risco de demissão, os dois pesos leves mostraram agressividade desde o início, empolgaram o público e perderam pouco tempo se estudando. Mas foi o americano que levou a melhor no primeiro round, já que acertou um forte soco logo no começo e depois passou a jogar o adversário para a grade. Mineiro tentou reagir, mas terminou o round por baixo do americano.

No segundo round Mineiro acertou o primeiro golpe mais contundente no rosto de Larsen. Isso deu início a uma luta franca, em que ambos ficaram em pé, se defenderam pouco e ficaram com os rostos feridos. Mas Mineiro deixou Larsen mais desgastado e por isso conseguiu o nocaute técnico logo no início do terceiro round, mesmo com um soco que não acertou o americano em cheio.

Conteúdos relacionados