Brasileiro só não topa trocar de cerveja na hora da compra

Dos vários produtos que os brasileiros compram em supermercados e padarias, a cerveja é a que apresenta os consumidores mais fiéis, mostra estudo da Nielsen divulgada nesta quinta-feira. De todos os itens incluídos na pesquisa, a gelada foi a que apresentou compradores mais ativos: 35% deles trocam de loja se não encontram a marca que […]

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Dos vários produtos que os brasileiros compram em supermercados e padarias, a cerveja é a que apresenta os consumidores mais fiéis, mostra estudo da Nielsen divulgada nesta quinta-feira. De todos os itens incluídos na pesquisa, a gelada foi a que apresentou compradores mais ativos: 35% deles trocam de loja se não encontram a marca que procuram. Com bebidas não alcóolicas, por exemplo, apenas 21% fazem o mesmo.

Enquanto com produtos de limpeza, 75% dos consumidores simplesmente trocariam de marca ao não encontrar a preferida, quando se trata de cervejas, essa taxa é de 60%, a menor entre os produtos pesquisados (veja tabela abaixo).

O estudo “Foto Atualizada da População Brasileira” monitora os hábitos de compra espontâneo das famílias do país. O universo pesquisado é de 45 milhões de domicílios ou 164 milhões de indivíduos, segundo a Nielsen, em todas as regiões.

Classe média

Os resultados indicam ainda que, apesar do crescimento da classe média brasileira nos últimos anos, a concentração de renda ainda faz com que apenas 20% da população mais rica concentre 64% da renda. Grande parte dos brasileiros – em 46% dos lares – considera o preço decisivo na hora da compra no supermercado, que é estritamente planejada.

Por outro lado, com mais brasileiros ganhando melhor, serviços antes considerados “de luxo” estão ganhando espaço. 40% dos domicílios já tem TV por assinatura, 50% têm internet paga em casa e outros 47% estão cobertos por planos de saúde particulares.

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