Brasil começa nova fase nas rodadas de petróleo

O Brasil começou uma nova fase de licitações de áreas de petróleo com o leilão iniciado nesta terça-feira, e o pré-sal surpreenderá positivamente nas próximas rodadas, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante a abertura da 11a rodada. A licitação desta terça-feira não prevê áreas do pré-sal, que serão leiloadas no final […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil começou uma nova fase de licitações de áreas de petróleo com o leilão iniciado nesta terça-feira, e o pré-sal surpreenderá positivamente nas próximas rodadas, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante a abertura da 11a rodada.

A licitação desta terça-feira não prevê áreas do pré-sal, que serão leiloadas no final do ano.

“O pré-sal, pelos estudos que estamos fazendo aqui no Brasil e fora do Brasil, vai nos surpreender positivamente”, disse Lobão ao abrir a 11a rodada de leilões de áreas, referindo-se à rodada que vai acontecer em novembro, sob o regime de partilha.

O leilão de direitos de exploração de petróleo e gás natural no Brasil iniciado nesta terça-feira é o primeiro em cinco anos, após o país suspender as rodadas depois da descoberta do pré-sal, o que levou o governo a elaborar um novo marco regulatório visando a elevar o controle sobre essa riqueza.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que regula o setor, vai oferecer a 64 companhias de petróleo brasileiras e internacionais os direitos sobre 289 áreas de exploração e produção em terra e no mar.

Os 155,8 mil quilômetros que serão ofertados durante a 11a Rodada de Petróleo têm potencial para elevar em até 55 por cento toda a área exploratória do país, que vem recuando nos últimos anos como consequência da suspensão dos leilões no período.

Conteúdos relacionados