Bombinhas-SC poderá ter pedágio para turistas nas Férias

Como medida para atenuar o impacto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos moradores, Bombinhas-SC (destino de muitos sul-matossenses no Verão) pretende retomar uma proposta que rendeu polêmica em 2012: a Taxa de Preservação Ambiental. Na semana passada, a prefeitura protocolou na Câmara de Vereadores o projeto para implantar uma espécie de pedágio para turistas. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Como medida para atenuar o impacto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos moradores, Bombinhas-SC (destino de muitos sul-matossenses no Verão) pretende retomar uma proposta que rendeu polêmica em 2012: a Taxa de Preservação Ambiental. Na semana passada, a prefeitura protocolou na Câmara de Vereadores o projeto para implantar uma espécie de pedágio para turistas. A taxa será instituída para garantir recursos à preservação da cidade e manutenção dos serviços essenciais.

A Prefeita da cidade, Ana Paula da Silva espera aprovar a proposta ainda neste mês. Todavia a cobrança deve ocorrer a partir de 2015. Por enquanto, a prefeitura fará uma campanha de conscientização dos visitantes sobre a importância da preservação do município e a razão da futura cobrança.

Conforme a proposta, praças de pedágio serão montadas nos dois acessos à cidade. Inicialmente, os estudos encomendados pela prefeitura apontam que uma taxa de R$ 20,00 por veículo seria o suficiente para o custeio dos serviços públicos. Mas o valor pode ser menor, segundo a prefeita.

Bombinhas é seguida por Balneário Camboriú e Itapema. A cidade está em sexto lugar na lista de IPTU mais caros do País, com uma média de R$ 743,15 arrecadados por morador em 2012, sete vezes mais do que a média nacional. Os dados fazem parte do anuário Multicidades: Finanças dos Municípios do Brasil, divulgado na última semana pela Frente Nacional de Prefeitos.

Conteúdos relacionados