Bento 16 não participará da escolha de seu sucessor

O papa Bento 16 não participará da escolha do seu sucessor, segundo seu porta-voz, Federico Lombardi. No entanto, certamente ele terá influência indireta no processo: Bento 16 nomeou mais da metade dos 119 cardeais que tomarão a decisão. O papa anunciou nesta segunda-feira (11) que deixará o posto às 20h (16h de Brasília) do dia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O papa Bento 16 não participará da escolha do seu sucessor, segundo seu porta-voz, Federico Lombardi. No entanto, certamente ele terá influência indireta no processo: Bento 16 nomeou mais da metade dos 119 cardeais que tomarão a decisão.

O papa anunciou nesta segunda-feira (11) que deixará o posto às 20h (16h de Brasília) do dia 28 de fevereiro devido à idade avançada e por “não ter mais forças” para exercer a função.

No período em que começar a Sé Vacante (do latim, sede vazia), que vai desde o momento em que um papa morre ou renuncia até a escolha do novo pontífice, Bento 16 ficará na residência papal em Castel Gandolfo, cidade a 25 km ao sul de Roma.

Conhecida como a residência de verão dos papas, a propriedade possui em torno de 55 hectares, 11 a mais do que a Cidade do Vaticano. Parte da propriedade, que fica às margens do lago Albano, é usada como fazenda.

Assim que o novo pontífice tiver sido definido, Bento 16 deve voltar a Roma e ficar em um mosteiro de clausura dentro do Vaticano “para um período de oração e reflexão”, informou Lombardi.

Como a renúncia de um papa é algo bastante incomum, ainda há uma definição de como Bento 16, nascido Joseph Ratzinger, passará a ser chamado. Uma possibilidade é bispo emérito de Roma, segundo a rede de TV americana CNN.

Conteúdos relacionados