A agência que supervisiona o desenvolvimento na Baía de San Francisco, Califórnia, iniciou uma investigação formal sobre a construção da misteriosa barcaça do Google em uma ilha na baía.

A investigação, que começou na semana passada, examinará quais permissões são necessárias para construir a barcaça e se os proprietários do píer na Ilha Treasure, onde a embarcação está ancorada, têm as permissões adequadas, disse Larry Goldzband, o diretor executivo da Comissão de Desenvolvimento e Conservação da Baía de San Francisco.

“Queremos nos assegurar que as permissões que são usadas pelos proprietários do píer realmente permitem que a construção aconteça”, disse Goldzband à Reuters na quarta-feira, se referindo ao que ele descreve como “uma investigação preliminar e formal de execução da lei”.

Representantes do Google informaram Goldzband em uma reunião recente de que a empresa está no processo de fazer modificações ao projeto da barcaça, que foram requisitados pela Guarda Costeira dos estados Unidos.

Jason Tama, um comandante da Guarda Costeira, disse que não poderia comentar sobre casos específicos, mas observou que é prática comum da Guarda Costeira inspecionar novas construções para assegurar que normas de segurança e de proteção ambiental sejam atendidas. Modificações nas embarcações são uma parte comum do processo, disse ele.

O Google não retornou pedidos por comentários.

A empresa, líder em busca na Internet no mundo, mantém o silêncio sobre para que pretende utilizar a barcaça. Documentos apresentados para o Porto de São Francisco em agosto a descrevem como um espaço “artístico” de exposição de tecnologia.

Uma notícia publicada no San Francisco Chronicle na segunda-feira, citando documentos que o Google enviou ao construtor da barcaça Turner Construction, referem-se a uma “loja de varejo flutuante.”