Bancários anunciam fim da greve em MS e agências de Campo Grande reabrem segunda
Após mais de 16 horas de negociações, o Comando Nacional dos Bancários aceitou, na madrugada desta sexta-feira (11), proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) que coloca fim na greve iniciada dia 19 de setembro. Os sindicatos farão assembleias e devem confirmar o fim da greve até segunda-feira (14). Os bancários terão reajuste de 8% sobre os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após mais de 16 horas de negociações, o Comando Nacional dos Bancários aceitou, na madrugada desta sexta-feira (11), proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) que coloca fim na greve iniciada dia 19 de setembro. Os sindicatos farão assembleias e devem confirmar o fim da greve até segunda-feira (14).
Os bancários terão reajuste de 8% sobre os salários e as verbas, 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
“Queríamos reajuste salarial de 11,93% mas avançamos na negociação e como as outras categorias fecharam reajuste por volta dos 8%, consideramos a proposta vantajosa”, declarou Neide Rodrigues, do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região. Neide revelou que o longo tempo de greve também pesou para a proposta ser aceita.
A Fenaban propôs que os bancários tivessem 180 dias para descontar os dias parados e os bancários recusaram. “Esta imposição penalizaria muito o bancário. Conseguimos reverter para uma hora por dia até 15 de dezembro”, relata. Para Neide, a grande mobilização nacional foi preponderante para que os grevistas conseguissem o reajuste.
A nova proposta da Fenaban, apresentada após o 22º dia da greve, que fechou 12.140 agências no Brasil e 97 de 100 em Campo Grande, inclui três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.
Os sindicatos devem realizar assembleias até segunda-feira (14) e aceitarem a nova proposta, que garante “novas conquistas econômicas e sociais”, segundo o Comando Nacional. Neide informou que o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região fará assembléia na tarde desta sexta (11) e votará a favor do fim da greve.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.