Bactérias facilitam progressão da Aids
Pela primeira vez, pesquisadores identificaram as principais diferenças entre o microbioma bacteriano do intestino de soropositivos e indivíduos não infectados pelo HIV. Segundo eles, as alterações dos tipos de bactéria após a entrada do vírus no organismo humano pode ser um dos fatores que desencadeiam a progressão da infecção para a aids. Os dados foram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pela primeira vez, pesquisadores identificaram as principais diferenças entre o microbioma bacteriano do intestino de soropositivos e indivíduos não infectados pelo HIV. Segundo eles, as alterações dos tipos de bactéria após a entrada do vírus no organismo humano pode ser um dos fatores que desencadeiam a progressão da infecção para a aids.
Os dados foram publicados na edição de hoje da revista Science Translational Medicine por cientistas do Departamento de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Eles sugerem que o desenvolvimento de terapias para a manipulação desse microbioma pode levar a grandes benefícios, como retardar o desenvolvimento consequente da imunodeficiência.
Foi analisado o material intestinal de 24 pessoas infectadas pelo vírus da aids com o de indivíduos de um grupo de controle. Os pesquisadores descobriram que o primeiro conjunto de voluntários tinha uma comunidade muito diferente de bactérias.
Além disso, um grande número desses micro-organismos prejudiciais, como as pseudomonas, a Escherichia coli, as salmonellas e o os staphylococcus, eram muito mais abundantes em indivíduos infectados pelo HIV.
“Também descobrimos que algumas dessas bactérias podem estar diretamente enfraquecendo a barreira e o sistema imunitário do intestino, de modo que essa ação pode ser particularmente prejudicial para os indivíduos infectados pelo HIV”, afirma o autor principal do estudo, Ivan Vujkovic-Cvijin ao Correio.
Os pesquisadores, no entanto, ainda não estão certos se e como essas bactérias contribuem para a progressão e o desenvolvimento da aids. “Elas devem desempenhar um papel, no entanto.
Podemos considerar a restauração microbiana como uma abordagem para combater esses organismos e para restaurar a colonização e a função do ecossistema intestinal apropriado”, analisa Vujkovic-Cvijin.
Notícias mais lidas agora
- “Pedófilo, psicopata, manipular, um monstro”, diz mãe de Shophia sobre Christian
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
Últimas Notícias
Filho de deputado assassinado na fronteira com MS é denunciado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Alexandre Rodrigues Gomes está preso na penitenciária de Itapuá
Defesa de padrasto de Sophia diz que mãe ‘criou narrativa’ de violência doméstica e esqueceu de morte
Christian deve ser ouvido nesta quinta-feira (5)
Antas atropeladas são resgatadas em rodovias de Mato Grosso do Sul
Animais foram levados para centros de reabilitação
Fundação Cultural Palmares lança selo comemorativo do Dia Nacional da Consciência Negra
Objetivo é que seja “um elemento de educação”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.