Pular para o conteúdo
Geral

Bactérias facilitam progressão da Aids

Pela primeira vez, pesquisadores identificaram as principais diferenças entre o microbioma bacteriano do intestino de soropositivos e indivíduos não infectados pelo HIV. Segundo eles, as alterações dos tipos de bactéria após a entrada do vírus no organismo humano pode ser um dos fatores que desencadeiam a progressão da infecção para a aids. Os dados foram […]
Arquivo -

Pela primeira vez, pesquisadores identificaram as principais diferenças entre o microbioma bacteriano do intestino de soropositivos e indivíduos não infectados pelo HIV. Segundo eles, as alterações dos tipos de bactéria após a entrada do vírus no organismo humano pode ser um dos fatores que desencadeiam a progressão da infecção para a aids.

Os dados foram publicados na edição de hoje da revista Science Translational Medicine por cientistas do Departamento de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Eles sugerem que o desenvolvimento de terapias para a manipulação desse microbioma pode levar a grandes benefícios, como retardar o desenvolvimento consequente da imunodeficiência.

Foi analisado o material intestinal de 24 pessoas infectadas pelo vírus da aids com o de indivíduos de um grupo de controle. Os pesquisadores descobriram que o primeiro conjunto de voluntários tinha uma comunidade muito diferente de bactérias.

Além disso, um grande número desses micro-organismos prejudiciais, como as pseudomonas, a Escherichia coli, as salmonellas e o os staphylococcus, eram muito mais abundantes em indivíduos infectados pelo HIV.

“Também descobrimos que algumas dessas bactérias podem estar diretamente enfraquecendo a barreira e o sistema imunitário do intestino, de modo que essa ação pode ser particularmente prejudicial para os indivíduos infectados pelo HIV”, afirma o autor principal do estudo, Ivan Vujkovic-Cvijin ao Correio.

Os pesquisadores, no entanto, ainda não estão certos se e como essas bactérias contribuem para a progressão e o desenvolvimento da aids. “Elas devem desempenhar um papel, no entanto.

Podemos considerar a restauração microbiana como uma abordagem para combater esses organismos e para restaurar a colonização e a função do ecossistema intestinal apropriado”, analisa Vujkovic-Cvijin.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Homem é preso após quebrar costelas da esposa e fugir com filho em Ponta Porã

tempo

Com sol entre nuvens, sexta-feira será de baixa umidade do ar nesta sexta-feira

Suspeito de furto de motocicleta é espancado por populares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Envolvidos em sequestro de brasileira no Paraguai são condenados a 52 anos de prisão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fenasul, ‘Vem Garimpar’ e show de João Gomes são opções de lazer no fim de semana em Campo Grande

Confira opções de lazer deste fim de semana, em Campo Grande

Polícia

Sem chaves, morador tenta pular janela e morre com pescoço enroscado em MS

Pai encontrou filho morto pendurado na janela

Sem Categoria

Funsat fecha a semana com 2 mil vagas de emprego

As oportunidades estão distribuídas entre 125 profissões e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

Carol e Radamés vencem o Power Couple Brasil 2025; confira o pódio

Carol e Radamés venceram o Power Couple Brasil 2025 e levaram uma bolada de quase meio milhão para casa; confira o pódio e os prêmios