Austrália convoca embaixador chinês por anúncio de novo espaço aéreo
A Austrália convocou o embaixador da China para expressar preocupação com a imposição chinesa de uma “Zona de Identificação de Defesa Aérea” sobre o mar do Leste da China, informou a chanceler australiana nesta terça-feira, denunciando a medida como de pouca ajuda em uma região cheia de tensão. “O momento e a forma de anúncio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Austrália convocou o embaixador da China para expressar preocupação com a imposição chinesa de uma “Zona de Identificação de Defesa Aérea” sobre o mar do Leste da China, informou a chanceler australiana nesta terça-feira, denunciando a medida como de pouca ajuda em uma região cheia de tensão.
“O momento e a forma de anúncio da China são inúteis, à luz das atuais tensões regionais, e não vão contribuir para a estabilidade regional”, disse a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, em comunicado.
“O Departamento de Relações Exteriores e Comércio ontem chamou o embaixador da China para transmitir as preocupações do governo australiano e buscar uma explicação sobre as intenções da China.”
O porta-voz da chancelaria chinesa Qin Gang disse que o embaixador “expôs totalmente as considerações da China e os objetivos com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea no mar do Leste da China, e expôs a nossa posição e pontos de vista”.
Funcionários do setor de aviação disseram na segunda-feira que companhias aéreas asiáticas vão informar à China sobre seus planos de voo antes de entrar em espaço aéreo sobre águas disputadas com o Japão, efetivamente reconhecendo a autoridade de Pequim sobre a região.
A China publicou coordenadas para a zona no fim de semana. A área, com cerca de dois terços do tamanho da Grã-Bretanha, cobre a maior parte do mar do Leste da China e os céus sobre um grupo de ilhas desabitadas que são disputadas por Pequim e Tóquio.
A China diz que a zona não irá afetar o que chama de operações normais de voos internacionais e rejeitou as críticas que recebeu dos Estados Unidos e do Japão.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
VÍDEO: Entenda o que é a craniotomia, procedimento feito em Lula após hematoma
Procedimento de craniotomia é feito para aliviar pressão no cérebro, causada por hemorragia
Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Neste ano, 11,7 mil cartinhas foram inscritas na campanha que encerra nesta sexta-feira (13)
MPMS recebe denúncia de candidaturas fictícias de mulheres no PSDB em Aquidauana
Candidatas não receberam verbas do Fundo Eleitoral e tiveram poucos votos
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.