Atletas de MS pagam o preço por mudança de regulamento no Boxe e ficam fora do Brasileiro
A realização do Campeonato Brasileiro de Boxe em Mato Grosso do Sul poderia ser um incentivo a mais para os atletas do Estado. Poderia. Após treinar todos os dias desde janeiro duas campeãs locais da modalidade viram o sonho da medalha de ouro no nacional ser encerrado. Uma mudança de regulamento excluiu a participação de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A realização do Campeonato Brasileiro de Boxe em Mato Grosso do Sul poderia ser um incentivo a mais para os atletas do Estado. Poderia. Após treinar todos os dias desde janeiro duas campeãs locais da modalidade viram o sonho da medalha de ouro no nacional ser encerrado. Uma mudança de regulamento excluiu a participação de atletas do feminino sob a justificativa de que as lutadoras tem ligação com outras modalidades.
“É inaceitável acontecer isso. Nós estávamos com propostas de patrocínio em andamento e as atletas estavam treinando forte. Tenho certeza que elas teriam condições de representar bem o Mato Grosso do Sul, pois são campeãs. Essa medida foi feita sem um critério e não há nenhuma proibição da Associação Mundial de Boxe Amador quanto ao nosso caso” diz o treinador das duas atuais detentoras do título estadual, Renildo Espírito Santo Batista.
Silvia Sandin Garcia, tri-campeã estadual da categoria até 64 kg, e Fernanda Etelbaun, tetracampeã local, das lutadoras até 54 kg, são duas das atletas treinadas por Renildo na Academia Apolo, e que estarão fora do Brasileiro que começa nesta segunda-feira às 16 horas. Ambas já disputaram competições de Muay Thai.
“Quando me falaram fiquei sem acreditar. Treinei todos os dias, de segunda a segunda, deixei de lado festas, alimentação especial, a expectativa de disputar essa competição e de repente essa informação. No momento que fui campeã me falaram que eu seria representante do Estado até porque serviu como seletiva” relata Silvia, que aos 32 anos via nessa chance a última possibilidade de lutar um Brasileiro de Boxe.
A atleta e o treinador afirmam inclusive que a federação local da modalidade terá lutadores de outros estados representando Mato Grosso do Sul no evento, e que receberão incentivos por isso. A mudança no regulamento para a participação de atletas nesse tipo de competição ocorreu no mês de junho na Confederação Brasileira de Boxe, seis semanas antes do campeonato iniciado hoje em Campo Grande-MS.
“Lamentamos muito pelas meninas, pois sabemos o quanto elas treinaram para esse Brasileiro. Tentamos insistir com a Confederação, mas não foi possível mudar isso. É uma determinação que vem de cima e não pudemos fazer nada. Existe toda uma sondagem aos atletas antes de campeonatos e como o critério é esse elas ficarão de fora” diz a vice-presidente da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul, Flávia Ferreira, que encerrou a carreira de atleta há dez anos.
O Campeonato Brasileiro de Boxe acontece entre os dias 22 e 27 de julho no Ginásio Guanandizão. A competição conta apenas com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Participam 180 atletas do País inteiro.
Notícias mais lidas agora
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
Últimas Notícias
“O que vocês vão fazer?”: Homem é detido após desobedecer ordens sobre não fumar em local fechado
Por desobediência, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Comunitária (DEPAC) CEPOL, após ter recebido voz de prisão
Selton Mello comenta cena final de ‘Ainda Estou Aqui’: ‘Uma das mais difíceis que fiz’
o ator interpreta o deputado Rubens Paiva
Presa no Paraná, acusada de esquartejar jogador pede transferência para presídio de MS
O crime aconteceu no dia 24 junho de 2023, quando Hugo foi morto a tiros, facadas, e ainda teve o corpo esquartejado e jogado dentro do rio
Mulher procura a delegacia após alegar fraude em compras de seu cartão de crédito
De acordo com o registro do boletim de ocorrência, os fatos teriam ocorrido entre as 18h45 do último sábado, dia 30 de novembro, até 2h17 da madrugada deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.