Atentado suicida mata 15 no Afeganistão
Um suicida jogou o carro que dirigia contra um comboio norte-americano em Cabul nesta quinta-feira, matando pelo menos 15 pessoas, dentre elas dois soldados norte-americanos e quatro empreiteiros civis, informaram autoridades. O ataque já faz de maio o mês mais sangrento deste ano para as forças de coalizão que atuam no Afeganistão. O comandante Bill […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um suicida jogou o carro que dirigia contra um comboio norte-americano em Cabul nesta quinta-feira, matando pelo menos 15 pessoas, dentre elas dois soldados norte-americanos e quatro empreiteiros civis, informaram autoridades. O ataque já faz de maio o mês mais sangrento deste ano para as forças de coalizão que atuam no Afeganistão.
O comandante Bill Speaks, porta-voz da Secretaria de Defesa dos Estados Unidos, confirmou que dois soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que foram mortos no ataque eram norte-americanos, mas não falou sobre a nacionalidade dos empreiteiros civis.
Foi o pior ataque na capital afegã desde 9 de março, quando suicidas atacaram nas proximidades do Ministério da Defesa afegão, enquanto o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, estava em visita ao local.
O presidente Hamid Karzai condenou o ataque, dizendo que foi realizado por “terroristas e inimigos da paz no Afeganistão”.
O grupo militante islâmico Hizb-e-Islami assumiu a responsabilidade pelo ataque, dizendo que sua nova unidade de “martírio” acompanhou os deslocamentos do comboio durante semanas. A declaração pode indicar a intensificação do movimento sediado no nordeste afegão e que luta contra a coalizão, mas também é um grande rival do Taleban.
Partes de corpos eram vistas no local do ataque e um veículo norte-americano foi reduzido a uma pilha de metal retorcido. A explosão foi tão forte que foi sentida do outro lado da cidade.
Nove civis afegãos morreram na explosão, dentre eles duas crianças, e 35 ficaram feridas, informou o porta-voz do Ministério da Saúde, Kanishka Beektash Torkystani.
O suicida detonou o carro cheio de explosivos por volta das 8h (horário local), disse Hashmad Stanakzi, porta-voz da polícia da província de Cabul. “A explosão foi muito forte e provocou um incêndio num prédio próximo”, disse ele.
O chefe adjunto da polícia de Cabul, Daud Amin, declarou que é difícil contar os mortos porque vários corpos foram desmembrados. “Nós vimos dois corpos de crianças no chão”, disse Amin. “Mas o restante dos corpos estava espalhado.”
Haroon Zarghoon, porta-voz do Hizb-e-Islami, disse à Associated Press que um dos integrantes do movimento realizou o ataque contra dois veículos de conselheiros norte-americanos. Segundo Zarghoon, o grupo militante formou uma nova célula para realizar ataques suicidas contra as tropas norte-americanas e da coalizão.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.