Comemorado no último dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca é celebrado por colecionadores do Brasil inteiro, com encontros e exposições do veículo mais popular do planeta.

Neste mês marcado por comemorações de quem dispõe do “pequeno besouro”, Aquidauana não vai ficar de fora dessa festa. Para isso, a “Confraria Apaixonados por Fuscas e Derivados” organizou um encontrou na cidade, marcado para este domingo (27) e com convite estendido para todos os aquidauanenses e anastacianos fãs da relíquia.

Os apaixonados por Fusca saem de Campo Grande no início da manhã e, por volta das 10 horas, devem chegar a Aquidauana. Na Praça dos Estudantes, todos se reúnem para realizar a “fusqueata” e conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Posteriormente, todos participam de um almoço no Restaurante O Casarão.

Considerado o carro mais vendido da história, o Fusca foi o primeiro automóvel fabricado pela Volkswagen. No Brasil, foi lançado em 1950 e até hoje é o preferido de muitos apaixonados por carro. Saiu de linha em 1986, mas teve sua fabricação reiniciada em 1993. O último Fusquinha zero do país, com suas características originais, data de 1996.