Após sofrer a sua primeira derrota no Campeonato Paulista, para o Paulista, no último domingo, no Pacaembu, o Santos volta a campo diante da Ponte Preta, neste domingo, a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli. O Peixe luta diretamente com a Macaca pela liderança do Paulistão e uma vitória deve devolver essa condição ao clube praiano.

Para esse compromisso, os santistas não poderão contar com o atacante Miralles. O argentino, que vinha atravessando boa fase entre os titulares do Alvinegro Praiano, teve uma lesão muscular contra o Galo do Japi. Com um edema na coxa esquerda, Miralles acabou sendo vetado pelo departamento médico do clube.

Com isso, o técnico Muricy Ramalho irá promover uma alteração no esquema tático da equipe. O Santos irá alinhar no 4-5-1, deixando de lado o 4-4-2 que vinha sendo utilizado, desde o início da temporada. Desta forma, Renê Júnior volta ao time no lugar de Miralles, reforçando a marcação no meio-campo. O volante Marcos Assunção, que estreou diante do Paulista, estará em campo.

Motivado, Assunção espera ajudar o Peixe a conquistar uma vitória em Campinas. “Time grande não pode sofrer duas derrotas seguidas. Se não, o ambiente fica ruim, afeta a confiança e começam a pairar algumas dúvidas. Vamos procurar trabalhar duro, pois sabemos que será um jogo muito difícil. Sabemos a força do oponente, mas vamos para ganhar, porque não podemos sofrer mais uma derrota. Queremos voltar à liderança da competição”, afirmou.

O lateral esquerdo Léo, recuperado de uma artroscopia no joelho direito, realizada no fim do ano passado, é a principal novidade santista para o duelo com a Ponte. O veterano ala irá entrar na vaga do contestado Guilherme Santos, que vinha sendo alvo de críticas da torcida, por conta de suas recentes atuações.

No lado da Macaca, por sua vez, o respeito ao Santos é grande. Mesmo com os santistas tendo sido surpreendidos na última rodada, os ponte-pretanos sabem que o rival deste domingo é um forte candidato ao título estadual e, por conta disso, se prepararam intensamente para este confronto.

Tanto que o técnico Guto Ferreira deve reforçar a marcação no meio-campo. O treinador pode promover a entrada de Memo no lugar de Bruno Silva, que ao lado de Baraka, seria responsável por brecar o setor de criação do oponente. No entanto, a escalação de Bruno Silva não está descartada.

A atenção ao oponente não será redobrada apenas no meio-campo da Ponte Preta. Na defesa, o lateral-direito Artur sabe das dificuldades de marcar o atacante Neymar. “Não podemos vacilar. O Neymar é um jogador de qualidade, mas vamos dar o nosso melhor para tentar pontuar. Respeitamos o time deles, mas vale a liderança e precisamos da vitória. Vamos atrás do nosso objetivo, que é classificar entre os quatro”, ponderou.

Vale destacar ainda que Cicinho e William voltam à equipe titular. Sendo assim, Wellington Bruno e Alemão ficam como opções no banco de reservas. Além disso, com Chiquinho vetado pelo departamento médico da Ponte Preta, Diego Rosa segue mantido no ataque da Macaca.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA X SANTOS

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Data: 17 de fevereiro de 2013 (domingo)

Horário: 18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Maiza Teles Paiva

PONTE PRETA: Edson Bastos; Artur, Cleber, Ferron e Uendel; Baraka, Bruno Silva (Memo), Cicinho e Ramírez; Diego Rosa e William

Técnico: Guto Ferreira

SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar

Técnico: Muricy Ramalho