Após matéria do Midiamax, vítima de AVC é transferida para hospital e passa bem

Depois de matéria publicada pelo Midiamax nesta quinta-feira (21), contando o caso da cozinheira Luzia Justino Ferreira, 45, vítima de AVC, que estava desde quarta-feira internada no posto Guanandy esperando vaga em hospital para realizar tomografia, Luzia foi encaminhada para o Hospital Regional e, em seguida, para a Santa Casa de Campo Grande. Segundo Olinda […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de matéria publicada pelo Midiamax nesta quinta-feira (21), contando o caso da cozinheira Luzia Justino Ferreira, 45, vítima de AVC, que estava desde quarta-feira internada no posto Guanandy esperando vaga em hospital para realizar tomografia, Luzia foi encaminhada para o Hospital Regional e, em seguida, para a Santa Casa de Campo Grande.

Segundo Olinda Justino, irmã da vítima, a transferência aconteceu poucas horas após a matéria ser publicada. “Vieram falar com a gente e a levaram para o Hospital Regional para fazer os exames de tomografia. Aí ela foi transferida para a Santa Casa onde vai fazer cirurgia”, explica, relatando que a irmã passa bem.

Médico alertou para obrigatoriedade da Santa Casa de receber vítimas de AVC

Após ficar ciente do caso da cozinheira Luzia Justino Ferreira, 46, que teve um AVC ontem (20) e está até hoje no posto Guanandy esperando vaga em hospital para fazer tomografia, o médico Ronaldo Costa, membro do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, declarou que apenas a Santa Casa pode e tem a obrigação de recebê-la.

“O único hospital público emergencial que tem neurocirurgião em Campo Grande é a Santa Casa. Só lá tem os especialistas, os outros são hospitais de pronto atendimento. E a Santa Casa é obrigada a receber um paciente com AVC, pois tem contrato com a prefeitura”, explicou.

A assessoria da Santa Casa havia publicado nota no final da tarde de ontem dizendo que estava de portas abertas para receber a paciente, desde que ela estivesse regulada.

Entenda o caso

Por volta das 12h desta quarta-feira (20), em creche no Jardim Carioca, a cozinheira Luzia Justino Ferreira, 45, lavava uma panela e de repente caiu e desmaiou. Vinte minutos depois os bombeiros a levaram para o posto de saúde Guanandy. Lá foi constatado que Luzia teve um derrame e está com AVC, sendo necessário encaminhá-la urgentemente a um hospital para a realização de tomografia seguida de internação. Desde então, Luzia segue no posto por falta de vagas nos hospitais.

Segundo a irmã de Luzia, Olinda Justino, 51, o posto de saúde tentou vários hospitais, em vão. “Uns estão sem o aparelho da tomografia, outros sem vaga, e o tempo passando”, diz, preocupada. O Hospital Regional prometeu avisá-la quando aparecesse uma vaga, mas não garantiu quando. Além da aflição da espera, a família de Luzia não conseguiu ficar na sala de internação do posto acompanhando a cozinheira.

Conteúdos relacionados