Depois de passar o Carnaval na Base Naval de Aratu, na Bahia, a presidente Dilma Rousseff volta nesta quarta-feira. Ao desembarcar na capital do País, Dilma tem uma série de atividades e temas para conduzir. Em discussão, educação, o Orçamento Geral da União para 2013 e os vetos pendentes. Ás 15h, ela se reúne com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto. A expectativa, segundo analistas, é que Dilma e Mercadante conversem sobre a proposta “Alfabetização na Idade Certa”, cuja meta é que todas as crianças aprendam a ler, escrever e fazer contas matemáticas até os 8 anos de idade, e também sobre a destinação dos royalties do petróleo para a educação.

Além disso, a presidente deve receber informações sobre as negociações para a aprovação do Orçamento Geral da União para 2013. Antes do carnaval, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou um acordo com os líderes partidários para votar a matéria. Porém, sem número suficiente de parlamentares na Casa para aprovar o Orçamento, Renan marcou para o dia 19 de fevereiro uma nova sessão do Congresso para analisar o tema. Há ainda a análise dos mais de 3 mil vetos pendentes, além de detalhes sobre o Código Penal.

A presidente retorna a Brasília no momento em que as atenções no País e no mundo estão voltadas para a decisão do papa Bento XVI de renunciar, no próximo dia 28. Ontem, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que os brasileiros acompanham “com atenção” e respeito a decisão do Pontífice. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, participa hoje, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, do lançamento da Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me Aqui, Envia-me!” – expressão retirada do livro bíblico de Isaías.