Após barrar cantina saudável, governo libera e petista alega tratamento diferenciado
Depois de vetar projeto do petista Amarildo Cruz para implantar cantina saudável nas escolas estaduais, o governo silenciou e garantiu promulgação da proposta com o mesmo teor de autoria do deputado estadual George Takimoto (PSL), da base aliada do governador André Puccinelli (PMDB). “Isso é tratamento diferenciado”, opinou Amarildo. Ele, no entanto, fez questão de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de vetar projeto do petista Amarildo Cruz para implantar cantina saudável nas escolas estaduais, o governo silenciou e garantiu promulgação da proposta com o mesmo teor de autoria do deputado estadual George Takimoto (PSL), da base aliada do governador André Puccinelli (PMDB).
“Isso é tratamento diferenciado”, opinou Amarildo. Ele, no entanto, fez questão de ressaltar satisfação pela aprovação da medida, mas estranhou o fato de anteriormente o governo ter se recusado a implantar a proposta. “Será que mudou de posicionamento?”, questionou.
O petista trouxe à tona a discussão em 2008, durante seu primeiro mandato. “Em 2011, o governador vetou a proposta”, lembrou. No mesmo ano, segundo Amarildo, a Câmara Municipal de Campo Grande, aprovou a implantação de cantinas saudáveis no município.
Apoiado em parecer técnico do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN3), Takimoto reapresentou o projeto na Assembleia Legislativa. A matéria foi aprovada em plenário e, com o silêncio do governador, nesta quarta-feira (27), a proposta foi promulgada pela Casa de Leis.
A lei proíbe a comercialização, confecção e distribuição de produtos “que colaborem para acarretar riscos à saúde ou à segurança alimentar, dos consumidores em escolas públicas de Mato Grosso do Sul”. Todos os estabelecimentos enquadrados nesse ramo de atividades terão 160 dias para se ajustarem às exigências da lei.
Na lista de produtos barrados figuram salgadinhos industrializados, balas, caramelos, doces à base de goma, goma de mascar, pirulito, biscoitos recheados, biscoitos salgados do tipo aperitivo, sorvetes cremosos, frituras em geral, salgados folheados, pipoca industrializada, refrescos artificiais, refrigerantes, bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha, bebidas isotônicas, bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gordura.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.