Após barrar cantina saudável, governo libera e petista alega tratamento diferenciado

Depois de vetar projeto do petista Amarildo Cruz para implantar cantina saudável nas escolas estaduais, o governo silenciou e garantiu promulgação da proposta com o mesmo teor de autoria do deputado estadual George Takimoto (PSL), da base aliada do governador André Puccinelli (PMDB). “Isso é tratamento diferenciado”, opinou Amarildo. Ele, no entanto, fez questão de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de vetar projeto do petista Amarildo Cruz para implantar cantina saudável nas escolas estaduais, o governo silenciou e garantiu promulgação da proposta com o mesmo teor de autoria do deputado estadual George Takimoto (PSL), da base aliada do governador André Puccinelli (PMDB).

“Isso é tratamento diferenciado”, opinou Amarildo. Ele, no entanto, fez questão de ressaltar satisfação pela aprovação da medida, mas estranhou o fato de anteriormente o governo ter se recusado a implantar a proposta. “Será que mudou de posicionamento?”, questionou.

O petista trouxe à tona a discussão em 2008, durante seu primeiro mandato. “Em 2011, o governador vetou a proposta”, lembrou. No mesmo ano, segundo Amarildo, a Câmara Municipal de Campo Grande, aprovou a implantação de cantinas saudáveis no município.

Apoiado em parecer técnico do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN3), Takimoto reapresentou o projeto na Assembleia Legislativa. A matéria foi aprovada em plenário e, com o silêncio do governador, nesta quarta-feira (27), a proposta foi promulgada pela Casa de Leis.

A lei proíbe a comercialização, confecção e distribuição de produtos “que colaborem para acarretar riscos à saúde ou à segurança alimentar, dos consumidores em escolas públicas de Mato Grosso do Sul”. Todos os estabelecimentos enquadrados nesse ramo de atividades terão 160 dias para se ajustarem às exigências da lei.

Na lista de produtos barrados figuram salgadinhos industrializados, balas, caramelos, doces à base de goma, goma de mascar, pirulito, biscoitos recheados, biscoitos salgados do tipo aperitivo, sorvetes cremosos, frituras em geral, salgados folheados, pipoca industrializada, refrescos artificiais, refrigerantes, bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha, bebidas isotônicas, bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gordura.

Conteúdos relacionados