Em janeiro, o Centro Cultural José Octávio Guizzo vai promover dois cursos temporários para a área do audiovisual, são eles: “Roteiro para Websérie” e “Cinematografia – Fundamentos da Fotografia Audiovisual – Composição e Prática”. Ambos são direcionados para pessoas a partir de 18 anos e ministrados pelo doutor em Comunicação e Semiótica Marcelo Moreira Santos. As inscrições já estão abertas.

O curso “Roteiro para Websérie” acontece de 14 a 17 de janeiro e visa formar um roteirista capaz de criar e desenvolver roteiros para projetos de ficção, documentário e piloto de série de TV. Já o curso “Cinematografia – Fundamentos da Fotografia Audiovisual – Composição e Prática”, que será dividido em duas turmas, visa apresentar ao aluno os conceitos envolvidos na construção de planos cinematográficos e suas funções e usos em produções audiovisuais.

No primeiro curso serão apresentados aos alunos os conceitos que envolvem a construção de um roteiro de ficção e de documentário, desde os concernentes ao design clássico dos três atos bem como a ruptura e transgressão a este formato no cinema ficcional moderno e pós-moderno. Discute ainda sobre os diferentes tipos de protagonista e o valor do clímax e expõe as diferentes correntes de cinema de documentário.

As aulas ainda reservam a aplicação destes conceitos em um trabalho audiovisual de curta-metragem, possibilitando formar um profissional capaz de transformar e traduzir um roteiro literário em imagens e movimento.

Serviço – O curso Roteiro para Websérie tem vagas limitadas. Acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de janeiro, das 8h30 às 12h30 e terá certificado de 16 horas. O valor do curso é de R$ 250,00. O de Cinematografia – Fundamentos da Fotografia Audiovisual – Composição e Prática também tem vagas limitadas e será dividido em duas turmas: turma 1 nos dias 7, 8, 9 e 10, das 13h30 às 17h30 e dia 11 de janeiro, das 8h30 às 18 horas e turma 2 nos dias 7, 8, 9, 10 das 18h às 22 horas e dia 14 e 15 de janeiro das 18h às 22 horas.

As inscrições devem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas na Secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de agosto, 453. Mais informações no telefone 3317-1795.