Apaes de MS participam de Festival Nacional Nossa Arte no Maranhão

A Delegação das Apaes do Mato Grosso do Sul viajam nesta terça-feira (12) para São Luiz do Maranhão para participar da IX Festival Nacional Nossa Arte. O evento tem por finalidade a inclusão e a integração das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte. Durante o festival, apresentações e exposições artísticas como forma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Delegação das Apaes do Mato Grosso do Sul viajam nesta terça-feira (12) para São Luiz do Maranhão para participar da IX Festival Nacional Nossa Arte. O evento tem por finalidade a inclusão e a integração das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte.

Durante o festival, apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento são organizadas para estimular a aprendizagem das pessoas com deficiência, oportunizando-lhes atividades de lazer, terapia e expressão corporal.

A Federação Nacional das Apaes espera que o Movimento Apaeano conscientize a sociedade de que as pessoas com deficiência, mostrando suas habilidades, são capazes de se expressar por meio da arte, o que contribui para sua autoestima e bem estar social.

Além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas com fins educacionais e formativos, o Festival Nossa Arte incentiva também o intercâmbio social. As Apaes classificadas na seletiva do Festival Estadual realizado em Corumbá, entre elas ׃Apae de Nova Andradina, Ivinhema, Bataguassu e Aparecida do Taboado.

História do Festival

O Festival Nossa Arte nas Apaes surgiu em 1991 na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, o sucesso daquele evento deu origem ao Festival Nacional Nossa Arte e sua primeira edição aconteceu em 1995, na cidade de Salvador-BA. E assim, a cada três anos é realizado em uma cidade, previamente escolhida.

O VII Festival Nacional aconteceu em 2007, no Balneário de Penha em Santa Catarina, com a participação de vários artistas globais e a marcante presença do saudoso Beto Carrero, que disponibilizou toda a estrutura do seu Parque para o movimento apaeano brasileiro.

Já o VIII Festival Nacional Nossa Arte aconteceu na serra gaúcha de Bento Gonçalves e foi marcante para o nosso Estado. Apae de Três Lagoas se consagrou em 1° lugar no gênero dança, com o tema Pantanal. Apae de Cassilândia também conquistou o 1° lugar no gênero cartaz e Iguatemi em 3° lugar no gênero musica.

Conteúdos relacionados